O município de Viana, em Luanda, acolhe, de esta quarta-feira até domingo, a primeira edição da feira local de produção nacional, denominada “Produtos Fabricados e Produzidos em Angola”, na qual participam 250 expositores de cinco províncias.
A organização confirmou, esta terça-feira, ao Jornal de Angola a participação de expositores de Luanda, Benguela, Cabinda, Cuanza-Norte e Cuando Cubango que, em quatro dias, vão apresentar uma diversidade de bens fabricados no país, sob o lema "Desenvolver e dinamizar a produção nacional”.
O ministro da Indústria e Comércio, Vítor Francisco Fernandes, deve inaugurar a feira, cuja periodicidade passa a ser anual. Promovida pelo Pólo de Desenvolvimento Industrial de Viana, em parceria com o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e a empresa C. Calas Angola, a feira é realizada com o objectivo de promover as potencialidades da indústria nacional e incentivar o consumo de produtos feitos no país.
Para a organização da feira, o evento representa uma oportunidade de intercâmbio entre produtores, consumidores e ministérios de tutela. A feira é realizada com o apoio de diversos parceiros do sector da Indústria e da produção nacional, como os ministérios da Economia e Planeamento e da Indústria e Comércio, assim como dos programas do PRODESI e do IDIIA (Instituto Industrial e Inovação Tecnológica de Angola).
Em declarações a imprensa, o porta-voz da feira, Inocêncio Quipungo, declarou que "o evento é realizado numa nova era de crescimento, para a divulgação de tudo que se faz em Angola”. Acentuou que, "por estarmos numa nova Angola, estamos hoje a divulgar mais o nosso país além-fronteiras”.