Nos últimos cinco anos, o sector da Saúde admitiu um total de 33.093 novos profissionais na carreira especial e no regime geral, com um incremento de 35 por cento do total da força de trabalho, segundo avançou esta segunda-feira, a ministra da Saúde.
Sílvia Lutucuta, que falava na província da Huíla, durante o 30º Conselho Consultivo do Ministério da Saúde disse que os médicos são admitidos são maioritariamente jovens e já iniciaram a formação especializada em medicina geral e familiar, que está a decorrer a nível dos municípios de todo o país.
"Tivemos recentemente grandes ganhos no que toca a remuneração dos profissionais de carreiras especiais, com aumento do salário base, dos subsídios e horas acrescidas”, realçou a ministra.
Para Sílvia Lutucuta, foi também dedicada uma especial atenção à humanização dos serviços de saúde, através da capacitação dos técnicos, da revitalização dos gabinetes do utente nas unidades sanitárias e do desenvolvimento de uma plataforma digital de humanização hospitalar e extra-hospitalar, visando a monitorizaçãodos gabinetes do utente a nível nacional e dar resposta aos utentes sobre as suas inquietações.