Angola participa, desde terça-feira, na 27ª Reunião do Comité Regional de Adjudicação do Prémio SADC de Jornalismo 2022, que decorreu por video-conferência, sob orientação do Malawi.
João Demba, director nacional de Informação e Comunicação Institucional do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, chefiou a delegação angolana, na qualidade de coordenador nacional de Mídia da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
O presidente do Comité Nacional de Adjudicação (CNA) - Angola, Anastácio de Brito, presidente do júri, está encarregado de conduzir a equipa durante as sessões de trabalho, em que participam, igualmente, os jurados para as categorias de Imprensa, Fernando Tati e de Fotojornalismo, Quintiliano dos Santos.
Na cerimónia de abertura foram ouvidas palavras de boas-vindas da chefe de Comunicação e Relações Públicas do Secretariado da SADC, Bárbara Lopi, e do ministro malawiano da Informação e Digitalização, Gospel Kazako.
Ainda esta terça-feira, os países membros trabalharam em grupos de adjudicação, para avaliar as peças das categorias de Imprensa e de Fotojornalismo, cujos resultados serão apresentados à plenária esta quarta-feira, para a respectiva compilação das classificações e anúncio interno dos vencedores. Angola e Moçambique integram o mesmo grupo de trabalho, devido à língua comum, o português.
Hoje, os mesmos grupos vão trabalhar nos trabalhos sobre as categorias de Rádio e de Televisão, cujos resultados serão apresentados durante uma plenária com o mesmo procedimento.
Os resultados oficiais serão conhecidos durante a 42ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC, a ter lugar em Agosto próximo na cidade de Kinshasa, República Democrática do Congo.