Fin Adviser

Todas Notícias > ANGOLA TEM NOVOS MESTRES EM METODOLOGIAS DE ENSINO

ANGOLA TEM NOVOS MESTRES EM METODOLOGIAS DE ENSINO

  20 Jul 2022

ANGOLA TEM NOVOS MESTRES EM METODOLOGIAS DE ENSINO

Ao todo, 64 mestres em Metodologias Específicas de Educação e Ensino receberam, esta terça-feira, em Luanda, os diplomas e vão, doravante, ajudar a melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem dos estudantes angolanos.

Dos 64 mestres, formados dentro do Plano Nacional de Formação de Quadros Docentes, numa parceria assinada entre o Governo de Angola e o de Portugal, 16 foram capacitados em Metodologia de Ensino Pré-escolar, pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), da Huíla, 29 em Formação Primária, na Universidade de Benguela, e 19 em Língua Portuguesa no Ensino Secundário, pelo ISCED de Luanda.

A ministra da Educação, Luísa Grilo, disse que a iniciativa é mais um passo na formação de professores de qualidade em Angola. "O desenvolvimento de escolas de qualidade, que garantam um ciclo de educação e ensino capacitado, depende, em boa parte, da qualidade e do desempenho dos profissionais colocados ao serviço”.

A qualidade da formação de professores, referiu, é condição fundamental para a melhoria da aprendizagem.

Para a materialização deste propósito, defende, é essencial ter quadros angolanos qualificados nas instituições do ensino superior pedagógico do país. "Queremos professores com formação exigente, para ter uma educação e ensino de qualidade, no qual todos possamos nos rever”.

Os formados, avançou, oriundos das províncias da Huíla, Namibe, Benguela, Malanje, Cuanza-Norte, Bengo e Luanda, vão ser distribuídos e geridos com base nas necessidades de cada uma das instituições formadoras de origem.

Orgulho

A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, disse que a formação destes novos quadros é um motivo de orgulho, por ser das premissas do Executivo, inscritas no Programa de Formação e Gestão do Pessoal Docente.

O ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, considerou o curso de mestrado um passo importante, pelo facto de a educação ser uma das principais "bandeiras” do Executivo angolano.

O embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte, reiterou o apoio a Angola na área da Educação, ensino superior e a formação profissional, sendo uma das grandes apostas da cooperação portuguesa. "O programa estratégico de cooperação entre os dois países, para o período de 2018 a 2022, incluiu um apoio financeiro de três milhões e 500 mil euros ao sector da Educação”, destacou.

تشاندينهو