O serviço de transportes públicos, na província de Luanda, ficou, quarta-feira, mais reforçado, com a entrada em circulação de um total de 60 novos autocarros.
A entrada em circulação dos novos meios de transporte visa dinamizar e melhorar a mobilidade urbana a nível da capital do país, considerou o director do Gabinete de Transporte, Tráfego e Mobilidade Urbana do Governo Provincial de Luanda, Amadeu Campos.
O director realçou que os autocarros estão a ser geridos pela Macon, Angoreal, Ango-austral e Viação Cidrália, as quatro operadoras vencedoras do concurso público, realizado pelo Governo Pro- vincial de Luanda
Amadeu Campos destacou que os novos meios circulam em 13 rotas dos nove municípios da província de Luanda, sendo aberta a carreira Ramiros/Barra do Kwanza, com quatro autocarros convencionais da operadora Angoreal, igual número de veículos colocados ao serviço da rota Benfica/Ramiros, pela mes-ma operadora.
O município de Talatona, por meio da empresa Macon beneficiou de cinco autocarros convencionais, enquanto no Kilamba Kiaxi, a mesma operadora está a actuar entre o Mercado dos Correios e a Mutamba, com meios de transporte.
Está, ainda, aberta a carreira Luanda-Sul/Rotunda do Camama, com cinco autocarros da empresa Angoreal. Em Luanda, os autocarros circulam na carreira Vila do Gamek/Palanca, com igual número de meios rolantes que usa a operadora na rota Calumbo/Zango 0.
Para a rota Quinta Avenida (Cazenga)/Largo das Escolas, a Angoaustral tem cinco autocarros, a mesma quantidade que a operadora disponibiliza para a carreira Kicolo/Hospital Municipal do Cazenga.
Amadeu Campos avançou que, no município do Cacuaco, circulam, na carreira Sequele/-Zango 0, cinco autocarros da empresa Viação Cidrália e outros e igual número na rota Vila de Viana/Sequele.
No Icolo-Bengo, estão cinco desses novos autocarros, que circulam na carreira Vila de Catete/Estalagem. A operadora Angoreal tem, ainda, dois meios de transporte no município da Quiçama, que actuam na rota Cabo Ledo/Barra do Cuanza.
O director anunciou, para breve, o lançamento de mais 92 autocarros convencionais em novas carreiras a nível do nove municípios da província de Luanda.