O Ministério da Energia e Águas (MINEA) está a recrutar, para o provimento de vagas nos serviços institucionais e empresas tuteladas, quadros nacionais de diferentes especialidades, anunciou, este sábado, através de edital no Jornal de Angola.
De acordo com o documento, estão abertas 35 vagas, com as candidaturas para o concurso a deverem ser submetidas pelo portal do Governo (www.sepe.gov.ao). O prazo para inscrições é de 20 dias úteis, isto é, de 22 deste mês a 18 de Setembro.
Este concurso de ingresso vai ser, conforme determinado por lei, conduzido pela Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP). O recrutamento visa assegurar o provimento de 20 lugares no Regime Geral para o MINEA,
subdivididos em 12 lugares para a categoria de técnico superior de segunda classe. Aqui, estão a ser disponibilizados dois lugares para licenciados em Engenharia Electrónica, um para Engenharia Civil, um para Engenharia hidráulica, um para Biologia, um para Química, dois para Informática/Ambiente e Território; Assim como dois para Economia, Contabilidade e Gestão de Empresas e o mesmo número para a área de Gestão de Recursos Humanos e Psicologia. Para todos esses postos, é requerido que o candidato tenha o nível de licenciatura concluído.
Também está disponível um lugar para a categoria de técnico de terceira classe, com a especialidade de informática; três para a categoria de técnico médio de terceira, sendo dois com cursos médios de Economia, Contabilidade e Gestão de Empresas, bem como um lugar para técnicos com cursos médios de Administração Pública, Comercial e Finanças, além de quatro lugares para motoristas de pesados de segunda classe, com carta de condução do tipo C e C1.
Outras áreas requeridas
Conforme o anúncio do MINEA, há três lugares para a Autoridade Reguladora de Energia Atómica, para as categorias de Estagiários de investigação, com licenciatura em física nuclear aplicada.
Para o Centro de Formação de Quadros de Electricidade "Comandante Hoji Ya Henda”, estão reservados cinco lugares.
Há dois lugares no regime geral para o Gabinete para a Administração das Bacias Hidrográficas do Cunene, Cubango e Cuvelai. De igual modo, no Gabinete de Aproveitamento do Médio Kwanza (GAMEK), estão disponíveis quatro vagas. Aqui se requerem licenciados, bacharéis e técnicos médios.
No Instituto Regulador dos Serviços de Energia e Água (IRSEA), há um lugar com a categoria de técnico superior de segunda classe para licenciados em engenharia electrónica.
O documento, assinado pelo titular da pasta, João Baptista Borges, datado de 17 de Junho, refere que o MINEA reserva a pessoas com deficiência um lugar para a categoria de técnico superior de segunda classe e outro para técnico médio de terceira classe.
Já para a Autoridade Reguladora de Energia Atómica, está previsto um recrutamento para a estagiário de investigação, com as tarefas essenciais de estudo, investigação, concepção e adaptação de métodos e processos técnicos e científicos, executados com responsabilidade e autonomia.