O Grupo Newaco, de capitais indiano, investiu, nos últimos meses, pelo menos 900 milhões de kwanzas na abertura de 28 estabelecimentos comerciais, permitindo até agora a criação de mais de mil e 300 postos de trabalho directos em todo o país.
Neste particular, a taxa de desemprego vem diminuindo desde o terceiro trimestre de 2021 de acordo com os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os dados constam do plano de expansão do grupo pelo país, apresentado ontem na abertura de mais um estabelecimento, o 28º da marca Fresmart, um espaço de aproximadamente 450 m2, em Luanda, no qual é manifestada a "intenção firme de expansão pelo país”, com a abertura de mais lojas de proximidade em vários distritos e comunas.
O director de operações, Hélder Inácio, disse que o grupo está aberto e disponível para que se criem parcerias com os produtores nacionais com capacidade de entrega, qualidade de produto e preços competitivos.
O grupo Newaco” afirma o responsável, considerando que a actividade comercial é uma parte extremamente importante e consensualmente aceite da organização e qualificação do espaço urbano.
"Vamos inaugurar mais lojas até ao final do ano, de modo a explorar outros locais estratégicos, tendo em conta a escassez de diversidade de supermercados em determinadas regiões”, disse.
A fonte que fez estes pronunciamentos na sequência do corte de fita do referido estabelecimento, referiu ser intenção proporcionar desenvolvimento não apenas dos seus negócios, mas também das comunidades, além de contribuir significativamente para a requalificação do espaço urbano, criando um ambiente mais agradável para os moradores das zonas onde são instalados.
O ambicioso plano de expansão das lojas Fresmart, que com a abertura do 28 º estabelecimento permitiu criar 40 postos de trabalho directos, teve um investimento de 180 milhões de kwanzas.
"O nosso plano estratégico tem em consideração não só servir a população, mas também contribuir para a revitalização da cidade. Queremos, com essa iniciativa, promover a reabilitação de espaços públicos” reitera.