A 22ª Reunião do Conse-lho de Ministros do Grupo de Combate ao Branqueamento de Capitais da África Oriental e Austral (ESAAMLG), que decorreu em Livingstone, Zâmbia, nos dias 2 e 3 de Setembro.
Segundo um documento do Ministério das Finanças que a imprensa teve acesso, a reunião analisou questões corporativas da organização, bem como deliberou sobre os relatórios de avaliação mútua e de progresso das avaliações em curso em matéria de combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo em diversos países da sua jurisdição.
A reunião foi precedida de um diálogo do sector público e privado para abordar e promover o desenvolvimento dos sistemas de branqueamento de capitais, financiamento ao terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa na região,
O tema centra da presente edição foi os "Activos Virtuais", e por esta razão, segundo o documento, a delegação de angolana fez-se acompanhar também de representantes do sector privado e da sociedade civil, nomeadamente a Ordem dos Advogados de Angola, Banco de Comércio e Indústria, Nossa Seguros, Nova Câmbios – Angola, Madz Global, Banco Comercial de Angola, Banco Valor, Banco Yetu, Banco de Negócio e Investimento, Unitel SPM, Banco de Poupança e Crédito e o Banco Caixa-Geral de Angola.
O ESAAMLG é um organismo regional, do qual Angola faz parte, que subcreve as normas globais do Grupo de Acção Financeira (GAFI), para combater o branqueamento de capitais, financiamento ao terrorismo e a proliferação de armas de destruição em massa,
A instituição foi criada em 1999 com o objectivo de adoptar e implementar as 40 Recomendações do GAFI, aplicar medidas de combate ao branqueamento de capitais a todos os crimes graves na sua região de jurisdição.
Foi criado ainda para implementar as medidas de combate ao financiamento do terrorismo e quaisquer outras medidas contidas nos acordos e iniciativas multilaterais relevantes para a prevenção e controlo da lavagem de produtos de todos os crimes graves.
A organização conta com 19 membros efectivos, incluindo Angola que se juntou efectivamente em 2012 depois de se tornar membro observador em 2010.
São ainda membros observadores do ESAAMLG o GAFI, SADC, Reino Unido, Estados Unidos da América, UNODC, Banco Mundial, Organização Mundial das Alfândegas, AUSTRAC, Se-cretariado da Commonwealth e o Fundo Monetário Internacional.
Para este evento, a delegação angolana foi coordenada por Gilberto Capeça, director da Unidade de Informação Financeira (UIF), coadjuvado pelo director do Gabinete de Estudos e Relações Internacionais (GERI) do Ministério das Finanças, Patrício Neto, que em representação da Ministra das Finanças, Vera Daves.