Fin Adviser

Todas Notícias > COMBATE AO BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS JUNTA MINISTROS DAS FINANÇAS DA REGIÃO

COMBATE AO BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS  JUNTA MINISTROS DAS FINANÇAS DA REGIÃO

  08 Sep 2022

COMBATE AO BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS JUNTA MINISTROS DAS FINANÇAS DA REGIÃO

A 22ª Reunião do Conse-lho de Ministros do Grupo de Combate ao Branqueamento de Capitais da África Oriental e Austral (ESAAMLG), que decorreu em Livingstone, Zâmbia, nos dias 2 e 3 de Setembro.

Segundo um documento do Ministério das Finanças que a imprensa teve acesso, a reunião analisou questões corporativas da organização, bem como deliberou sobre os relatórios de avaliação mútua e de progresso das avaliações em curso em matéria de combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo em diversos países da sua jurisdição.

A reunião foi precedida de um diálogo do sector público e privado para abordar e promover o desenvolvimento dos sistemas de branqueamento de capitais, financiamento ao terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa na região,

O tema centra da presente edição foi os "Activos Virtuais", e por esta razão, segundo o documento, a delegação de angolana fez-se acompanhar também de representantes do sector privado e da sociedade civil, nomeadamente a Ordem dos Advogados de Angola, Banco de Comércio e Indústria, Nossa Seguros, Nova Câmbios – Angola, Madz Global, Banco Comercial de Angola, Banco Valor, Banco Yetu, Banco de Negócio e Investimento, Unitel SPM, Banco de Poupança e Crédito e o Banco Caixa-Geral de Angola.

O ESAAMLG é um organismo regional, do qual Angola faz parte, que subcreve as normas globais do Grupo de Acção Financeira (GAFI), para combater o branqueamento de capitais, financiamento ao terrorismo e a proliferação de armas de destruição em massa,

A instituição foi criada em 1999 com o objectivo de adoptar e implementar as 40 Recomendações do GAFI, aplicar medidas de combate ao branqueamento de capitais a todos os crimes graves na sua região de jurisdição.

Foi criado ainda para implementar as medidas de combate ao financiamento do terrorismo e quaisquer outras medidas contidas nos acordos e iniciativas multilaterais relevantes para a prevenção e controlo da lavagem de produtos de todos os crimes graves.

A organização conta com 19 membros efectivos, incluindo Angola que se juntou efectivamente em 2012 depois de se tornar membro observador em 2010.

São ainda membros observadores do ESAAMLG o GAFI, SADC, Reino Unido, Estados Unidos da América, UNODC, Banco Mundial, Organização Mundial das Alfândegas, AUSTRAC, Se-cretariado da Commonwealth e o Fundo Monetário Internacional.

Para este evento, a delegação angolana foi coordenada por Gilberto Capeça, director da Unidade de Informação Financeira (UIF), coadjuvado pelo director do Gabinete de Estudos e Relações Internacionais (GERI) do Ministério das Finanças, Patrício Neto, que em representação da Ministra das Finanças, Vera Daves.

تشاندينهو