Adilson Félix Fernandes adiantou, por ocasião do Dia Mundial da Comunicação Postal, celebrado nesta segunda-feira, que a primeira aposta desta modernização são as caixas postais electrónicas, cujo funcionamento está para dentro de meses.
"Os serviços de caixas postais electrónicos constam no leque das áreas de modernização, e acreditamos que pela sensibilidade do objecto social da empresa, os serviços operacionais, segurança e tecnologias sejam os primeiros a serem beneficiados", referiu.
O director comercial e de marketing da empresa Nacional de Correios e Telégrafos de Angola, EP (Correios de Angola) destacou que, no quadro das modernizações das empresas, as estações do Huambo, Benguela e Huíla são as que mais beneficiaram do processo de modernização.
Quanto ao funcionamento dos correios em algumas províncias, informou que todas as estações funcionam, inclusive as existentes nas áreas mais recônditas e com uma infra-estrutura muito antiga.
"O processo de modernização é muito sensível e envolve custos a todos os níveis, assim como requer um acompanhamento minucioso para responder às expectativas do fluxo operacional, mas estamos a trabalhar para este desejo”, referiu.
Adilson Félix Fernandes explicou que foram reabertas novas linhas de transporte ferroviário e marítimo, que tornaram os serviços mais eficazes e acessíveis aos clientes principalmente quanto ao escoamento de bens e produtos a nível nacional.
"Temos hoje, uma empresa mais inclusiva, próxima da população e muito dinâmica. Nos últimos tempos o desenvolvimento do E-commerce (Comércio Electrónico) favoreceu bastante os serviços dos Correios no país”, lembrou.
Com o surgimento da pandemia Covid-19, disse, surgiram algumas dificuldades, que favoreceram os negócios virtuais, tanto dentro como fora do país e os Correios aproveitaram "Serviços como o deliveries (entregas) tiveram de ser adaptados à nova realidade”.
Metas para o futuro
Adilson Félix Fernandes destacou que existem alguns projectos em carteira nos Correios, como é o caso CDS- Sistema de partilha de Informações Aduaneiras, que permite minimizar o tempo dos desembaraços aduaneiros nacional e internacional.
"Os objectivos da empresa estão bem delineados e pretendemos permanecer em todos os níveis para ocupar os padrões organizacionais e internacionalmente exigidos mundialmente”, defendeu.
De igual modo, acrescentou, têm em carteira e a curto prazo a certificação da Segurança Postal pela União Postal Universal (UPU), que vai permitir aos Correios terem uma cadeia de logística segura e reconhecida internacionalmente sem restrições.
"A inserção dos Correios de Angola na plataforma de E-commerce dentro dos serviços prestados no país e que dentro em breve vamos divulgar a existência dos serviços de despachante nos correios para a agilidade das encomendas autenticadas”, disse.
A instituição, disse, tem representação nas 18 províncias, inclusive em algumas sedes comunais e municipais.
Quanto à situação do Banco Postal de transporte de dinheiro, o responsável disse ser um assunto da responsabilidade das instâncias superiores e da justiça.
Código Postal
Os Correios, adiantou, têm igualmente um projecto para a expansão dos serviços por todo o país, o Código de Endereçamento Postal (CEP), utilizado para facilitação e o encaminhamento da entrega das correspondências aos destinatários.
O responsável faz uma avaliação positiva , "a partir do momento em que conseguimos chegar onde a concorrência não consegue, porque os nossos tempos de entrega melhoraram significativamente”, realçou.
Algumas das infra-estruturas, acrescentou, necessitam de intervenção de ordem técnica e por esta razão, "temos recorrido a alguns parceiros em troca de serviços para o melhoramento da imagem das nossas instalações”, disse.
Adilson Fernandes fez saber que o objectivo do processo de alargamento dos serviços no país, está para garantir melhor qualidade prestados aos clientes e os indicadores a nível dos dados estatísticos comprovam a satisfação.
"Na verdade, sendo uma empresa pública vocacionada ao ramo da entrega e distribuição as dificuldades acabam por ser as mesmas; nomeadamente no que toca aos meios de transporte, infra-estruturas que precisam de uma requalificação, gestão das tecnologias de ponta dentre outros”, lembrou o director.
Os problemas referentes ao processo dos reformados é, disse o director, um assunto do passado. "O Conselho de Administração e a direcção de Recursos Humanos souberam dar resposta a este problema. Hoje existem, apenas, dois casos para serem resolvidos no Instituto Nacional de Segurança Social”.
Análise do mercado
O director comercial e de marketing da empresa Nacional de Correios e Telégrafos de Angola, explicou não ter receio dos concorrentes e que estes fazem com que se melhore mais os serviços.
Os serviços dos Correios de Angola, acrescenta, é dos poucos com preços mais sociais, acessíveis ao bolso da maioria dos cidadãos. "Somos a única empresa a fazer a recolha e distribuição de correspondência, com representação nas 18 províncias, em alguns municípios e comunas, assim como estamos representados, em 192 países pela UPU, de forma termos um estatuto de multinacional”, disse.
Adilson Félix Fernandes disse que a qualidade dos técnicos da empresa tem sido garantida pela resolução de algumas condições exigidas ao conselho de administração. "A figura dos Carteiros é o cartão de visita dos Correios de Angola”, revelou.
"Há um conjunto de serviços disponíveis nas estações dos Correios de Angola, através de uma rede de balcões em modernização e cada vez mais alargada, em Luanda e restantes capitais de províncias”, garantiu.
Os serviços de correios perderam alguma aderência dos clientes, lamentou, devido ao esquecimento, paulatino, da importância da correspondência.
O dia de hoje, relembrou, deve servir para colocar em prática a mensagem da UPU sobre a importância de uma maior preservação e valorização do meio ambiente, com um particular alerta para as consequências das alterações climáticas.
"Todos temos vivenciado e sentido os efeitos dos comportamentos das alterações climáticas, cujo efeito negativo tem interferido, de forma acentuada, no quotidiano das pessoas”, esclareceu.
Por isso, Adilson Félix Fernandes pediu para todos sermos protectores integrais da preservação da natureza, de forma a deixar o legado de um clima melhor para as gerações vindouras.
Uma instituição centenária, com impacto internacional
A empresa Correios de Angola é uma instituição centenária no país, com um longo historial e presença marcante junto das populações que têm servido, que celebra no dia 7 de Dezembro mais um aniversário.
Num comunicado de imprensa, a empresa disse que emprega mais de 600 funcionários em mais de 50 Estações Postais a nível nacional, assim como distribui milhares de itens postais por ano.
"Com o surgimento da pandemia da Covid-19 os Correios de Angola adaptaram-se a novas realidades e com isto, aproveitamos essa experiência para encontrar soluções inovadoras, para a diminuição das alterações climáticas”, descreve o documento.
O Sector Postal e os parceiros, acrescenta o documento, são responsáveis por tomar medidas que minimizem as alterações climáticas. "A acção sobre as mudanças climáticas também fará avançar os objectivos de desenvolvimento socioeconómico. É um tema que diz respeito a todos”.
Breve historial
A Empresa Nacional de Correios e Telégrafos de Angola é uma instituição pública, responsável pelo sistema postal de Angola, cuja sede está situada, em Luanda. É membro da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa.
A empresa surgiu da necessidade de separar as actividades dos correios e telecomunicações, em 1980, sob tutela do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social e da Direcção Nacional dos Correios.
A data
Assinala-se esta segunda-feira , o Dia Mundial da Comunicação Postal, data em que foi fundada a União Postal Universal (UPU), entidade que congrega correios de 191 países, e da assinatura do Tratado de Berna, em 1874.
Criada em Berna, Suíça, a UPU tem como missão integrar mundialmente os serviços postais e facilitar a comunicação entre os países associados, sem interferir nas políticas de cada Estado-membro.
Graças a assinatura do Tratado de Berna foi possível começar a maior rede de distribuição física do mundo. Angola, integrou-se à UPU no dia 3 de Março de 1977.
Para assinalar o Dia Mundial dos Correios, a direcção geral do Bureau Internacional da UPU escolheu o tema "Post for the Planet” ("Correios para o Planeta”). "Não podemos mais ignorar a emergência climática. As mudanças drásticas no ambiente começam a ter consequências dramáticas na vida diária”.
Por isso, as organizações internacionais, governos e a sociedade civil pediram uma acção mais urgente, de todos os sectores, para evitar as consequências mais graves da crise climática.
Impacto
A data é actualmente comemorada por vários países do Mundo, pelo facto dos correios continuarem a ter um papel muito importante na história das comunicações.
Os pioneiros da comunicação postal foram os chineses, mas os primeiros despachos por via aérea talvez tenham sido feitos pelos cretenses e fenícios, usando pombos e andorinhas.
O receio de que a correspondência fosse violada levou as pessoas a procurarem métodos secretos de comunicação.
Conta-se que, na Pérsia, um senhor cortou o cabelo do escravo para escrever uma mensagem no couro cabeludo deste. Esperou o cabelo crescer e o despachou-o ao destinatário. Este só precisou de uma tesoura para ter acesso ao texto secreto.
Com base na História, ser carteiro era um trabalho difícil, por obrigar a percorrer, a pé, longas distância. Por isso, só as pessoas importantes, como os reis, tinham mensageiros ao seu serviço. Hoje, as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) reduziram os serviços dos correios.