Fin Adviser

Todas Notícias > GOVERNO APOIA ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA COM 120 NOVOS MEIOS ROLANTES

GOVERNO APOIA ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA COM 120 NOVOS MEIOS ROLANTES

  19 Dec 2022

GOVERNO APOIA ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA COM 120 NOVOS MEIOS ROLANTES

Mais de 80 operadores de transporte de mercadorias receberam, esta quinta-feira, motorizadas de três rodas, popularmente conhecidas como Kaleluia, para facilitar o processo de escoamento dos produtos do campo para a cidade, na província de Benguela.

Foram, também, entregues 40 motorizadas de duas rodas ao Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), para o apoio ao Projecto de Reforço da Agricultura Familiar e facilitar a prestação de assistência técnica às comunidades.

As motorizadas foram entregues pelo governador provincial de Benguela, Luís Nunes, no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Comércio Rural, uma acção enquadrada no Plano de Apoio aos Agentes Agregadores de Transportes de Mercadorias.

O objectivo é garantir e melhorar os serviços básicos do sector social da província, por formas a minimizar a falta de transporte dos sectores beneficiários. O director provincial do Gabinete de Desenvolvimento Económico Integrado de Benguela, Samuel Maleze, disse que o escoamento da produção continua a merecer atenção do Executivo.

Samuel Maleze adiantou que a entrega de motorizadas faz parte da entrega de 33 viaturas adquiridas pelo Governo, com vista a potencializar e dinamizar o processo de escoamento da produção do campo para a cidade.

"Por causa da especificidade dos nossos acessos, temos o projecto "Kaleluia” e Benguela beneficia de 80 motorizadas distribuídas aos operadores de mercadoria.

Informou que a distribuição contempla todos os municípios, com maior incidência no interior. "No litoral, temos algumas representações, tendo em atenção a facilidade em termos de acesso e, no interior, temos especificidades que requerem motorizadas do género para facilitar o escoamento”, explicou.

As motos, prosseguiu, estão a ser entregues a crédito, no valor de 400 mil kwanzas (com uma componente subvencionada pelo Estado) e os beneficiários vão reembolsar em 24 meses. O beneficiário vai pagar 16.676,00 kwanzas por mês.

Informou que a selecção obedeceu a consulta das Administrações Municipais. "Foram elas que identificaram os utentes”, explicou, acrescentando que os operadores, são aqueles que já lidavam com a actividade.

Os meios vão facilitar a fluidez do escoamento dos produtos. "As Administrações Municipais foram os pivot no processo de selecção dos beneficiários”, esclareceu.

O governador provincial de Benguela, Luís Nunes, reconheceu que as motorizadas vão contribuir no programa de fomento agro-pecuário.

Disse que o Governo continua a fazer investimentos avultados para distribuir meios com vista a melhorar o transporte da produção do campo.

Lembrou que este ano, o Governo Provincial de Benguela entregou tractores para dinamizar a agricultura no interior da província. Segundo o governante, é um processo que abrangeu, dentre outros, os antigos combatentes e os resultados são positivos.

تشاندينهو