Fin Adviser

Todas Notícias > DINHEIRO À DISPOSIÇÃO DOS USUÁRIOS COM MENOS EMBARAÇOS

DINHEIRO À DISPOSIÇÃO DOS USUÁRIOS  COM MENOS EMBARAÇOS

  27 Dec 2022

DINHEIRO À DISPOSIÇÃO DOS USUÁRIOS COM MENOS EMBARAÇOS

A Zona Financeira do Patriota (ZFP), no município de Talatona, província de Luanda, tem à disposição dos clientes 15 bancos comerciais e 41 multicaixas, o que a torna numa das maiores referências de prestação de serviços financeiros ao mercado.

Os bancos Internacional de Crédito (BIC) e de Fomento Angola (BFA) lideram com dois balcões cada, mas dispõem, somente, de três (3) e quatro (4) caixas automáticas "multicaixas”.

É, contudo, o Banco Millenium Atlântico (BMA), só com um balcão, quem mais "Multicaixas” possui ao acrescentar aos dois dispositivos instalados na agência ali implantada mais seis novos na Central que inaugurou, recentemente, no Jardim do Patriota, totalizando oito, dois dos quais exclusivos para depósitos de numerário (dinheiro).

Quem também inaugurou um novo Centro de ATM na Zona Financeira do Patriota (ZFP) é a Banco de Investimento Rural (BIR), com quatro caixas automáticas. segunda-feira, por exemplo, até por volta das 11 horas, duas caixas tinham dinheiro e outras duas apenas papel para consulta e outras operações.

A lista de bancos com quatro "Multicaixas” à disposição na ZFP começa a crescer. Já são Sol, Banco Comercial Angolano (BCA), para além do BFA.

Com dois terminais de apoio aos balcões surgem os bancos Caixa Angola, de Negócios Internacional (BNI) e Finibanco. Contabilizam apenas uma caixa, instaladas no balcão também disponível na Zona Financeira do Patriota, os bancos de Comércio e Indústria (BCI), Poupança e Crédito (BPC) e Económico (BE). Já o banco Angolano de Investimentos (BAI) está no local com um balcão e três (3) terminais de "Multicaixas”.

Na Zona Financeira do Patriota, não estão instalados ainda serviços de bancos como Valor, Yetu, Comercial do Huambo (BCH), VTB e Crédito do Sul (BCS), por sinal dos mais recentes operadores do sistema financeiro angolano, além do Banco da China Limitada, que não exerce actividade comercial assim como o Standard Chartered.

Perspectivas da Emis

A Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), que gere a rede Multicaixas, perspectiva para 2023 o arranque do Sistema de Transferências Instantâneas. Prevê, igualmente, disponibilizar o programa "TPA de nova geração”, o pagamento em TPA em QR Code e a evolução dos cartões MCX para a tecnologia "Contacless”. Como melhoria ao canal Multicaixa Express, está em vista, para o próximo ano, a introdução da virtualização do cartão Multicaixa.

Em Novembro, por exemplo, a rede registou um crescimento de 2,3 por cento em relação a Outubro e um crescimento homólogo (Novembro de 2021) de 16 por cento. O Valor processado foi de 1 888 mil milhões de kwanzas.

Dados da Emis, citados no último estudo "Banca em Análise 2022”, referem que o número de ATM - Caixas Automáticas cresceu, entre 2020 e 2021, 3,1 por cento, tendo passado de um parque de 3 148 para 3 247 máquinas. Atendendo aos balcões encerrados e outros abertos este ano, provavelmente, o número actual de "Multicaixas” em serviço não ultrapasse os 3 350, considerando também a média de dispositivos instalados, dos últimos anos, que tem sido de menos de 100 novos aparelhos activos. A Emis tem como 22 bancos como accionistas e um capital social de 4 059 milhões de kwanzas.

تشاندينهو