O Presidente da República João Lourenço disse, esta quarta-feira, que Angola tem procurado desempenhar um papel activo para resolução dos conflitos em África "porque acreditamos que a perseverança leva a bons resultados".
O Chefe de Estado, que discursava na abertura da Bienal de Luanda, considerou que é importante pôr um fim definitivo aos conflitos. "Estou convencido que deve ser este espírito a conduzir-nos nas iniciativas que desenvolvemos em África para pôr um fim definitivo aos conflitos e iniciarmos sem nenhuma espécie de constrangimento o processo de desenvolvimento sustentável de África".
Acrescentou que "temos de procurar centrar as nossas acções concentradas entre todos com o envolvimento activo da União Africana no sentido de colocar o nosso enfoque na busca de uma solução para o conflito que se desenvolve no Sudão e noutras zonas do nosso continente.
Por último, João Lourenço disse não deixou de se referir ao cenário de instabilidade que se observa devido a acções terroristas de grupos armados e golpes de Estado.
"Não posso deixar de me referir ao cenário de instabilidade que se observa em resultado das acções terroristas desencadeadas por grupos armados na região do Sahel e das mudanças inconstitucionais, vulgo golpes de Estado em alguns países da África do Oeste e Central".