A primeira fábrica de transformação de trigo em farinha da região centro e Sul de Angola, com capacidade para produzir 60 toneladas/dia, já começou a funcionar em regime experimental, no município do Chinguar, província do Bié.
Propriedade do fazendeiro Alfeu Vinevala, a unidade fabril está colocada nas instalações do Centro Logístico e de Distribuição (CLOD) da sede municipal.
Matéria prima
De acordo com Alfeu Vinevala, que não avançou o valor empregue, toda a matéria-prima para a transformação do trigo em farinha é produzida na fazenda Vinevala.
A fábrica poderá arrancar, a 100 por cento, em Setembro de 2024, momento em que se espera colocar igualmente as fábricas de massa alimentar, padaria e de processamento de sementes, para se juntarem à indústria de milho, já em funcionamento.
Pontualizou que, até Setembro do próximo ano, em toda a fazenda, se poderá atingir cinco mil postos de emprego, directos e indirectos, contra os perto de quatro mil actuais, a julgar, igualmente, pelo aumento de campos de trigo a serem preparados.