Fin Adviser

Todas Notícias > PRESIDENTE DA REPÚBLICA REITERA APOSTA NA PRODUÇÃO LOCAL PARA REDUZIR AS IMPORTAÇÕES

PRESIDENTE DA REPÚBLICA REITERA APOSTA NA PRODUÇÃO LOCAL PARA REDUZIR AS IMPORTAÇÕES

  15 Dec 2023

PRESIDENTE DA REPÚBLICA REITERA APOSTA NA PRODUÇÃO LOCAL PARA REDUZIR AS IMPORTAÇÕES

O Presidente da República reiterou, nesta quinta-feira, em Luanda, a necessidade de se continuar a apostar na produção interna, para reduzir as importações e aumentar as exportações, de modo a garantir, cada vez mais, um maior número de postos de trabalho para os cidadãos, com destaque para os jovens.

João Lourenço fez o pronunciamento durante a cerimónia de posse, no Palácio Presidencial, do novo ministro da Economia e Planeamento, Victor Hugo Guilherme. Em breves palavras de circunstância, o Presidente da República destacou o papel da economia no processo de desenvolvimento do país, sublinhando ser por esta razão que o Executivo dedica uma maior atenção ao sector.

"Todo o trabalho e luta é no sentido de organizarmos, da melhor maneira possível, a nossa economia, diversificando as fontes de receitas e procurando produzir, cada vez mais, bens e serviços internamente, para reduzir as importações e aumentar as exportações", realçou o Presidente da República, acrescentando que a ideia passa por organizar e estruturar melhor a economia nacional: "Esta é a missão principal do Executivo".

Prioridade na agricultura

Victor Hugo Guilherme fez saber que o Ministério da Economia e Planeamento vai dedicar uma maior atenção às prioridades já definidas no quadro do processo de desenvolvimento do país, com realce para a agricultura, a fim de gerar rendimento e emprego para os angolanos.

"Vou priorizar a organização da economia", adiantou o ministro da Economia e Planeamento, reforçando que vai dar, igualmente, continuidade ao que já está a ser feito no sector. Para a concretização dos desideratos estabelecidos, Victor Hugo Guilherme disse que vai trabalhar com a Estratégia 2050, o Plano de Desenvolvimento Nacional e agora aprovado o Orçamento Geral do Estado.

Secretário de Estado para o Ambiente

Na mesma cerimónia, tomou, igualmente, posse o novo secretário de Estado para o Ambiente, Yuri Valter de Sousa Santos, a quem o Chefe de Estado pediu mais atenção à defesa do ambiente.

Sobre este particular, João Lourenço disse que a defesa e a protecção do ambiente são responsabilidades de todos os Governos do mundo, dada a ameaça que o Planeta sofre com os excessos do próprio homem e das indústrias, que também são provocadas pelo ser humano.

"Precisamos defender ambos, defender o planeta, defender a Humanidade, mas, também, defender o próprio Planeta”, frisou. João Lourenço lembrou que a necessidade de se proteger o ambiente voltou a ecoar na COP28, realizada no Dubai, onde participou.

Os excessos do homem contra a natureza, disse o Presidente da República, estão a levar a Humanidade a experimentar momentos muito difíceis hoje: "Estamos a sentir as consequências desses excessos que, ao longo de muitos anos, talvez séculos mesmo, temos vindo a fazer, agredindo o ambiente".

Testemunharam a cerimónia de posse, que simboliza o início formal do exercício das funções dos dois governantes, a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, ministros de Estado, ministros e integrantes do Gabinete do Presidente da República.

تشاندينهو