Fin Adviser

Todas Notícias > PROTECÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTO ABORDADO ENTRE ANGOLA E CHINA

PROTECÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTO ABORDADO ENTRE ANGOLA E CHINA

  28 Dec 2023

PROTECÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTO ABORDADO ENTRE ANGOLA E CHINA

As diplomacias angolana e chinesa abordaram, nesta quarta-feira, em Luanda, o incremento de troca de visitas ao mais alto nível, enquadradas no Acordo sobre Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos (APPRI).

A necessidade de fomento da cooperação esteve em abordagem durante o encontro de cortesia entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e a encarregada de Negócios da República Popular da China, Chen Feng. Durante a breve reunião, na sede do MIREX, a diplomata chinesa referiu-se às incidências da recente visita efectuada à capital da China (Pequim)pelo chefe da diplomacia angolana, tendo realçado os resultados produzidos na deslocação de Téte António ao "gigante” asiático.

Os diplomatas projectaram, ainda, a participação de Angola na Feira do Comércio China-África, a realizar-se em Junho de 2024, na cidade chinesa de Hunan, e trocaram impressões sobre a Iniciativa de Desenvolvimento Global, apresentada pelo Presidente Xi Jinping, no debate geral da 6ª Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, com o foco em oito áreas-chave de cooperação. A referida iniciativa obteve o apoio de mais de 100 países e várias organizações internacionais.

A questão do financiamento para a construção do Aproveitamento Hidroeléctrico de Caculo-Cabaça, consumada após 12 anos de negociações, mereceu, igualmente, referência durante a conversa entre os diplomatas. Na visita à República Popular da China, com duração de 72 horas, Téte António abordou com o homólogo chinês o fortalecimento e aprofundamento da cooperação entre os dois países.

O ministro das Relações Exteriores efectuou, ainda, visitas a empreendimentos comerciais, tecnológicos e culturais do gigante asiático.

As relações entre Angola e a República Popular da China são consideradas estratégicas, cujas raízes baseiam-se nos anais da história de luta caracterizada por similitudes que ambos os povos e países levaram a cabo para a sua libertação.

O estado actual da cooperação bilateral é tido como privilegiado, com tendência para a sua elevação ao nível de excelente.

تشاندينهو