O Conselho Executivo da União Africana realiza, em Adis Abeba, na Etiópia, a 44ª Sessão Ordinária para preparar a Conferência dos Chefes de Estados e de Governos da UA.
O evento está a abordar a situação geral do Conselho Executivo da UA, bem como aspectos relacionados com a realização da 37ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, a ter lugar nos dias 17 e 18 deste mês, em Addis-Ababa.
O Conselho está, igualmente, a fazer uma avaliação do Relatório do Comité dos Representantes Permanentes (COREP), que compreende os relatórios dos 15 Comités Técnicos Especializados (CTE) e dos Subcomités e adoptar o relatório compilado e os respectivos projectos de decisões.
A 44ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana teve início com as intervenções de Moussa Faki Mahamat, presidente da Comissão da União Africana, Taye Atske-Selassie, ministro dos Negócios Estrangeiros da Etiópia, como anfitrião, Claver Gatete, secretário Executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) e Dhoihir Dhoukamal, ministro dos Negócios Estrangeiros da União das Comores, na qualidade de presidente em Exercício do Conselho Executivo.
O ministro das Relações Exteriores, Téte Antonio, chefia a delegação multisectorial angolana, constituída pelo ministro da Indústria e Comércio, Rui Minguês de Oliveira, ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, e o secretário de Estado para a Defesa Nacional,José Maria de Lima, avançou a nota do MIREX.