Fin Adviser

Todas Notícias > DIVULGAÇÃO DO PROGRAMA DO EXECUTIVO ELEVA CONHECIMENTO DA SOCIEDADE

DIVULGAÇÃO DO PROGRAMA DO EXECUTIVO ELEVA CONHECIMENTO DA SOCIEDADE

  22 May 2024

DIVULGAÇÃO DO PROGRAMA DO EXECUTIVO ELEVA CONHECIMENTO DA SOCIEDADE

A Secretária de Estado para Cultura, Maria da Piedade de Jesus, declarou que a divulgação do programa executado pelo governo eleva ao conhecimento da sociedade vários projectos a serem implantados no sector cultural.

O pronunciamento foi feito nesta terça-feira na apresentação do projecto Comunicar por Angola, sobre o tema: Programa de Valorização e Dinamização da Cultura, aos profissionais de Comunicação Social.

Maria da Piedade de Jesus informou que o projecto a ser implementado no sector da cultura visa contribuir no esforço contínuo de preservação e valorização da cultura nacional, reflectir e partilhar sobre um conjunto de medidas com vista a dinamizar o sector.

A responsável apontou o papel da cultura na sociedade, a legislação vigente a respeito dos programas e projectos que visam alavancar e dinamizar o sector, e os principais desafios e perspectivas como fundamentais no desenvolvimento da cultura.

De acordo com a Secretária de Estado, o Ministério da Cultura possui um conjunto de programas e planos a curto, médio e longo prazo, assentes naquilo que é a “Política Cultural do País”, alguns dos quais espelhados no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2023-2027).

No domínio de investigação, adiantou a conclusão dos estudos de base e a construção dos monumentos de Mukulu A Ngola, Teka Dia Kinda e Escravos Libertados. Em fase conclusiva, está o estudo sobre hábitos e costumes dos grupos etnolinguísticos, mapeamento e cadastramento das comunidades e instituições do poder tradicional. O encontro nacional das autoridades tradicionais, bem como a implementação de estratégia do livro e da leitura, constam na agenda do seu pelouro.

 

Para agregar mais valor em termos de desenvolvimento cultural, a reabilitação e a construção de infraestruturas de elevada relevância são apontadas como projectos realizáveis, daí a aposta para reabilitar os antigos reinos, casas de cultura, Palácios da Música, casas de cinema, finalização do depósito do Museu do Dundo, construção de dois memoriais, três casas de cultura e sete bibliotecas, com prioridade para as províncias do Cuando-Cubango, Uíge e Zaire.

Em termos de perspectivas e desafios, a responsável referiu que o seu pelouro tem um vasto programa de formação e capacitação de quadros deste sector e aos fazedores das artes, com vista a melhorar as suas formas de representações.

Maria da Piedade de Jesus deu a conhecer que em termos de formações, a aposta vai nos mais variados níveis do sistema de ensino básico, médio e superior, sobretudo a nível das pós-graduações, tanto dentro como fora do país, com o auxílio dos distintos parceiros públicos e privados, ou mesmo no âmbito da cooperação bilateral, como por exemplo, o Programa Estratégico de Cooperação Portugal-Angola (PEC): 2023–2027.

Comunicar por Angola é um projecto do executivo com a chancela do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), no qual várias instituições do governo são convidadas a apresentar seus programas de desenvolvimento e objetivos alinhados ao Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2023–2027).

تشاندينهو