O primeiro carregamento de cobre com destino aos Estados Unidos da América (EUA) partiu, esta semana, do Porto do Lobito, carregado no navio porta-contentores MSC SAMU, depois de outros envios para Europa e no Extremo Oriente.
A carga de cátodos de cobre com destino a Baltimore chegou ao Lobito, no dia 19 deste mês, num comboio operado pela Lobito Atlantic Railway (LAR), a partir de Kolwezi, seis dias depois de ter sido despachada, de acordo com um comunicado.
O documento refere que o facto é uma clara demonstração do quanto eficiente é o transporte de minerais para o mercado internacional através do Corredor do Lobito.
Para o presidente do Conselho de Administração da LAR, Francisco Franca, citado no mesmo comunicado, explica que este embarque evidencia a crescente oferta de serviços por parte das companhias marítimas internacionais ao Porto do Lobito.
O gestor reforça, ainda, que carregamento vai alavancar o desenvolvimento crescente das operações e dos envios regulares de matérias-primas para a Europa e América.