Fin Adviser

Todas Notícias > TÉCNICO SUPERVISOR DA AGT DETIDO PELO SIC

TÉCNICO SUPERVISOR DA AGT DETIDO PELO SIC

  05 Feb 2025

TÉCNICO SUPERVISOR DA AGT DETIDO PELO SIC

Um técnico supervisor do terminal de carga da Administração Geral Tributária (AGT), no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, foi detido, neste domingo, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por suposto envolvimento no crime de roubo de sete mil milhões de kwanzas do reembolso do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA).

De acordo com o porta-voz do SIC, superintendente-chefe de investigação criminal Manuel Halaiwa, o implicado foi detido mediante um mandado emitido pelo Ministério Público, na sequência da investigação relativa ao processo-crime do mediático caso do desvio dos sete mil milhões de kwanzas da AGT.

A detenção, explicou, ocorreu no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, onde o suspeito está colocado, com a função de Técnico Supervisor do Terminal de Carga, por factos que configuram os crimes de Acesso Ilegítimo a Sistema de Informação e Devassa através de Sistema de Informação, Falsidade informática, Associação Criminosa e Peculato, consubstanciado em indícios fortes do seu envolvimento no esquema fraudulento de pagamentos por compensação, relativamente ao reembolso do IVA.

Até ao momento, o SIC deteve sete indivíduos envolvidos neste caso, entre os quais os directores do Imposto sobre o Valor Acrescentado da AGT, do Planeamento Estratégico e Tecnologias de Informação, do Cadastro e Arrecadação e o chefe do Departamento de Reembolso do IVA.

Foi, igualmente, detido o empresário e consultor da empresa China Huashi Group (H&S), por suspeitas de envolvimento no caso. Manuel Halaiwa garantiu que as investigações prosseguem em torno deste complexo processo, para o total esclarecimento do esquema fraudulento, acrescentando que outros envolvidos se encontram foragidos em países como África do Sul e Portugal.

تشاندينهو