Fin Adviser

Todas Notícias > TURISTAS EM BENGUELA GASTAM 302 MILHÕES NO PROLONGADO

TURISTAS EM BENGUELA GASTAM 302 MILHÕES NO PROLONGADO

  07 Feb 2025

TURISTAS EM BENGUELA GASTAM 302 MILHÕES NO PROLONGADO

Os 3.356 turistas, entre nacionais e estrangeiros que visitaram Benguela, no fim-de-semana prolongado gastaram em alojamento um total de 302 milhões.

Dos estrangeiros, Benguela recebeu turistas de Portugal, indianos, paquistaneses, cubanos, Sul Africanos, espanhóis e namibianos.

Além do movimento de turistas estrangeiros, a província registou, também, a deslocação de pessoas oriundas das províncias da Huíla, Huambo, Namibe, Cunene, Luanda, Cuanza Sul, Bié, entre outras.

O director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos de Benguela, Pascoal Luís, destacou a política de divulgação turística que está a contribuir no aumento significativo de visita de turistas, quer nacionais, quer estrangeiros à província.

Segundo Pascoal Luís, o movimento turístico, até as 8h, do dia 5 de Fevereiro de 2025, consubstanciou-se na ocupação de 1.678 quartos, num total de 3.356 e os turistas foram alojados nas principais unidades, tais como Aparthotéis, Lodges e Pensões.

Relativamente aos locais mais visitados, Pascoal Luís indicou a Praia Morena, com 2.000 excursionistas, Praia do Kuyo 86, Praia da Restinga com mais de 1.00excursionistas e a Baía Azul recebeu 1.000 turistas.

Segundo informações avançadas pelo director da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos de Benguela, Pascoal Luís, o afluxo de visitantes foi visível nas principais infraestruturas turísticas, incluindo hotéis, restaurantes e praias, com destaque para a Baía Azul, Caotinha e Restinga do Lobito.

Além do turismo balnear, explicou, muitos visitantes participaram em actividades culturais e históricas alusivas à efeméride, promovidas pelas autoridades locais.

Pascoal Luís destacou que este crescimento no fluxo turístico resulta de um trabalho contínuo de promoção e valorização do sector, bem como do reforço da segurança e melhoria das infra-estruturas de acesso.

A presença de turistas provenientes de várias partes do país e do estrangeiro também impactou positivamente o comércio local, com maior procura por produtos artesanais, gastronomia regional e serviços de lazer.

Testemunho dos turistas

Uma turista identificada apenas por Jeonavia, oriunda da Espanha, disse que ficou encantada com a arquitectura da Igreja da Pópulo.

“Gostamos muito da igreja. Esta igreja é impressionante. Além da igreja, gostamos da cidade de Benguela, porque está limpa, as árvores estão podadas e há um verdejante bonito. Foi bom visitar Benguela”, manifestou-se encantada.

Da Namíbia, também vieram turistas que gostaram da hospitalidade e da gastronomia. Rachida, que vive na cidade de Windhoek, disse que foi maravilhoso visitar Benguela.

“Esta é a primeira vez que viemos à Benguela. Ficamos muito satisfeitos e impressionados com a hospitalidade e também com a gastronomia”, disse, realçando que Angola e a Namíbia são verdadeiras nações irmãs e os povos estão ligados pelo sangue. “Amamos visitar Benguela”, afirmou.

Pascoal Luís destacou que este crescimento no fluxo turístico resulta de um trabalho contínuo de promoção e valorização do setor, bem como do reforço da segurança e melhoria das infraestruturas de acesso. "Estamos a investir na dinamização do turismo, e a resposta dos visitantes demonstra que Benguela continua a afirmar-se como um dos principais destinos turísticos do país", afirmou.

تشاندينهو