Fin Adviser

Todas Notícias > CONSELHO DE MINISTRO DA SADC APELA EXECUÇÃO DE FUNDO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

CONSELHO DE MINISTRO DA SADC APELA EXECUÇÃO DE FUNDO DE DESENVOLVIMENTO  REGIONAL

  17 Mar 2025

CONSELHO DE MINISTRO DA SADC APELA EXECUÇÃO DE FUNDO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

O Conselho de Ministros Ordinário da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) apela à rápida implementação do Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR”), que visa conceder financiamento em condições favoráveis a vários projectos, incluindo o desenvolvimento de infra-estruturas, industrialização, desenvolvimento social e a integração na região.

O repto consta do comunicado final da reunião que encerrou, nesta sexta-feira, em Harare, República do Zimbabwe, cujo documento foi tornado público domingo.

A reunião de ministros que teve a participação de uma delegação angolana chefiada pelo ministro, do Planeamento, Víctor Guilherme, depois de apreciar os progressos alcançados na operacionalização do FDR da SADC , aprovou a decisão dos ministros das Finanças e investimentos em acelerar a sua implementação, tendo em conta os actuais desenvolvimentos geopolíticos globais que afectam o financiamento de programas e projectos, tanto a nível nacional como regional.

O Conselho analisou o Plano Corporativo Anual e o Orçamento da SADC para o Exercício Fiscal de 2025/2026, em apoio às principais prioridades regionais definidas no Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional da SADC (RISDP 2020-2030).

O ano de 2025 marca o ponto intermédio da implementação do RISDP 2020- 2030, que define seis áreas estratégicas prioritárias.Estas incluem o pilar fundamental da paz, da segurança e da boa governação, bem como áreas de incidência fundamentais: Desenvolvimento industrial e integração do mercado, desenvolvimento de infra-estruturas para apoiar a integração regional e desenvolvimento do capital social e humano.

Angola participou na reunião do Conselho de Ministros com uma delegação chefiada pelo ministro do Planeamento, Víctor Hugo Guilherme, na qualidade de Vice-presidente do Comité Nacional da SADC.

Integraram a delegação os secretários de Estado das Relações Exteriores para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes, e do Orçamento, Juciene Cristiano de Sousa, e o secretário Nacional da SADC, Nazaré Salvador, os embaixadores de Angola no Zimbabwe e Botswana, Agostinho Tavares e Beatriz Morais, respectivamente.

تشاندينهو