O Presidente da República orienta, nesta segunda-feira, a partir da capital de Saurimo, província da Lunda-Sul, o Conselho de Governação Local, para avaliar, de forma geral, o andamento dos principais projectos de construção de infra-estruturas em curso pelo país.
João Lourenço, que vai trabalhar nesta cidade por dois dias (segunda e terça-feira), tem a chegada prevista para a manhã de hoje.
A reunião do Conselho de Governação Local avalia, de forma global, o andamento dos principais projectos de construção de infra-estruturas locais e a toda a dimensão do território nacional, com os governadores a terem um papel relevante nessa abordagem.
Esta sessão tem a particularidade de reunir, pela primeira vez, os 21 governadores provinciais, na sequência da nova Divisão Político-Administrativa (DPA), que deu lugar ao surgimento de três novas províncias, nomeadamente Icolo e Bengo, Moxico Leste e Cuando.
De acordo com a agenda desta missão do Chefe de Estado na Região Leste do país anunciada ontem pelo secretário do Presidente da República para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa, Luís Fernando, o Presidente João Lourenço vai inaugurar, amanhã (terça-feira), a Circular de Saurimo.
Neste mesmo dia, adiantou Luís Fernando, o Presidente da República visita as obras do Pólo Universitário do Instituto Superior Politécnico de Saurimo, uma estrutura dependente da Universidade Lueji A´Nkonde.
Esta actividade vai assinalar o fim da visita de trabalho do Presidente da República a Saurimo.
O Conselho de Governação Local é um órgão colegial auxiliar do Presidente da República responsável pela formulação e acompanhamento da execução das políticas de governação da Administração Local do Estado.