Mil quatrocentos e doze passaportes ordinários foram emitidos e entregues aos requerentes pelo Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) na província do Bengo, entre Janeiro e Abril deste ano, informou, neste sabado, o director da instituição.
Elizário Baltazar explicou que durante o período em referência foram, igualmente, prorrogados e entregues 111 passaportes de cidadãos estrangeiros com diversos vistos, como de turismo, trabalho e permanência. Actualmente, contou, o SME, no Bengo, tem registados 1.382 cidadãos expatriados de diversas nacionalidades.
Em relação à imigração ilegal, referiu que o Serviço de Migração e Estrangeiros expulsou da província 41 cidadãos de diversas nacionalidades, com destaque para os da República Popular da China. Além do repatriamento, esclareceu, o SME deteve 38 cidadãos em situação migratória ilegal, sendo 28 congoleses democratas, um eritreu e um congolês, além de oito angolanos por auxílio à imigração ilegal.
Nesse período, continuou, o SME aplicou 78 multas a 44 cidadãos de diversas nacionalidades e a 34 empresas por irregularidades migratórias, que resultaram no pagamento de 6.897.385 kwanzas.
Cuanza-Norte
A Direcção Provincial do Serviço de Migração e Estrangeiros no Cuanza-Norte emitiu, durante o ano passado, 1.520 passaportes ordinários, afirmou, ontem, em Ndalatando, o director do referido órgão, Frederico Teles dos Santos.
No período em referência, disse, foi possível, a partir dos postos de Cazengo, Cambambe, Samba-Caju, Lucala, Golungo-Alto e Ambaca, deter 51 cidadãos estrangeiros, dos quais 15 menores, do Congo Democrático, Zâmbia e Guiné Conacry, em condições migratórias ilegais.
Na mesma actividade, foram também detidos quatro cidadãos nacionais por auxílio a imigrantes ilegais provenientes das províncias da Lunda-Norte, Malanje e Uíge, com o objectivo de alcançarem a zona de garimpo do rio Lumbiji, no município de Ngonguembo.