O ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros e do Ambiente, Florestas e Alterações Climáticas da Índia, Shri Kirti Vardhan Singh, afirmou, neste domingo, em Nova Delhi, que Angola tem registado uma transformação visível e a sua economia é crescente.
Ao discursar no Fórum de Negócios Índia-Angola, o membro do Governo indiano reconheceu que em Angola se observa hoje muito desenvolvimento em estrutura, destacando o fortalecimento da presença do país nos fóruns mundiais.
O crescimento registado em Angola, acrescentou o ministro de Estado indiano, também se verifica na Índia, cujas transformações considera visíveis, para cumprir as aspirações de mais de 1,3 biliões de pessoas.
“Esta transformação que vemos é virada às aspirações do nosso povo e no coração desta transformação podemos destacar esta transformação digital, que respeita a transparência e quer um desenvolvimento que seja visível para todos”, referiu o ministro de Estado, sublinhando as reformas no sector Económico, que têm permitido melhorar o ambiente do comércio no país.
Shri Kirti Vardhan Singh ressaltou o acordo com Angola no domínio farmacêutico, enaltecendo o facto de o país africano fazer parte da Aliança Solar Mundial e a Índia, agora, assegurar uma linha de crédito para Angola, com o objectivo de apoiar a economia nacional.
O ministro de Estado garantiu haver empresas indianas que têm um papel importante na concretização de infra-estruturas em Angola que garantam desenvolvimento.
“Estamos prontos para colaborar com Angola, criar cidades inteligentes e reiteramos o nosso compromisso com o progresso, prosperidade e parceria”, assegurou.
Presidente da Câmara de Indústria da Índia
Para o presidente da Câmara de Indústria da Índia, Sanjiv Puri, as relações entre a Índia e Angola são fundadas no apoio constante da Índia durante o Movimento da Independência da Angola, realçando o facto de terem sido estabelecidas, formalmente, durante o ano de 1975.
Desde então, disse, os dois países colaboraram em vários fóruns bilaterais, dando apoio às candidaturas de ambos.
Sanjiv Puri destacou, ainda, o facto de os países terem discutido o fortalecimento da cooperação em sectores como Energia, Agricultura e Processamento de Alimentos.
A Confederação das Indústrias Indianas organizou vários eventos com câmaras de negócios de ambos os países, inclusive programas televisionados.