Fin Adviser

Todas Notícias > ECODIMA ASSEGURA MAIS DE 22 MIL POSTOS DE TRABALHO

ECODIMA ASSEGURA MAIS DE 22 MIL POSTOS DE TRABALHO

  28 May 2025

ECODIMA ASSEGURA MAIS DE 22 MIL POSTOS DE TRABALHO

A Associação de Empresas de Comércio e Distribuição Moderna de Angola (ECODIMA) assegurou, entre 2023 e 2024, mais de 22 mil postos de trabalho directos, ocupado maioritariamente por jovens angolanos.

O presidente do Conselho de Administração da ECODIMA, Raúl Mateus, que avançou este dado, em entrevista ao JEF, referiu que, para além deste número, as 72 empresas associadas à ECODIMA geram milhares de empregos indirectos nas áreas de Logística, Segurança, Transporte, Serviços Administrativos e Produção Local.

Para o PCA, Raúl Mateus, a ECODIMA tem assumido um papel estratégico na canalização da produção nacional para o mercado interno, geração de empregos formais, arrecadação de receitas fiscais e no estímulo à industrialização do país.

O gestor acrescentou que as empresas que actuam em múltiplos sectores, contribuem de forma directa para a substituição de importações, desenvolvimento regional e para a consolidação de uma economia menos dependente do petróleo.

"Este cenário demonstra a relevância do sector no panorama económico do país, sendo um dos poucos sectores que assegura o abastecimento contínuo em todo o território nacional, mesmo em contextos adversos.

"Para que o sector da Distribuição moderna seja um verdadeiro pilar da Diversificação económica, é necessário que o seu papel seja reconhecido como estratégico e integrado nas políticas de desenvolvimento nacional", assegurou.

Volume de negócios

Entre 2023 e 2024, a ECODIMA obteve um volume de negócios avaliado em mais de 400 mil milhões de kwanzas, acima dos 360 mil milhões arrecadados em 2022-2023.

De acordo com Raúl Mateus, o volume de negócios alcançado, entre 2023 e 2024, representa um crescimento de 12 por cento das receitas da Associação em relação ao biénio anterior, apesar dos desafios macroeconómicos enfrentados pelo país, incluindo a escassez de divisas, inflação e redução do poder de compra das famílias.

O gestor da ECODIMA disse que para o exercício económico de 2025, o volume de negócios está dependente dos níveis de consumo, estabilidade cambial, comportamento da inflação e política fiscal.

تشاندينهو