Angola inicia, nesta segunda-feira, a participação nas reuniões anuais do Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional que vão decorrer até próximo sábado, em Washington, Estados Unidos da América.
A comitiva angolana é chefiada pelo ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, e integra o secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos, o governador do Banco Nacional de Angola, Tiago Dias, e o director adjunto da Unidade de Gestão da Dívida, Wanilson Rangel.
O evento junta os principais intervenientes da esfera económica e financeira internacional em diversas sessões de alto nível, dirigidas a ministros das Finanças e governadores de bancos centrais.
A delegação angolana participará na reunião com o Country Team do Banco Mundial, para avaliação do estado de implementação da carteira de projectos financiada pela BM e dar seguimento à revisão conjunta realizada a 5 e 6 de Agosto, incluindo a análise sobre o estabelecimento da Unidade de Investimento Privado Central.
De igual modo, está prevista participação na reunião do Caucus Africano com o presidente do Banco Mundial e no encontro de Ministros e Governadores do G24, dedicado ao tema “Reforçar a Resiliência Interna num Mundo Propenso a Choques”.
A delegação tomará parte, igualmente, numa sessão à porta fechada, destinada aos Países da África Austral e Oriental altamente vulneráveis a choques climáticos, centrada no tema “Proteger os Meios de Subsistência e Empregos com Soluções de Financiamento Escaláveis e Seguros contra Riscos de Catástrofes em África”.
A agenda também prevê a discussão sobre o financiamento de projectos de infra-estrutura e de gás em curso, nomeadamente o projecto ferroviário Luena–Saurimo e o projecto do cabo Cabinda–Soyo.
Ao longo do evento, as entidades angolanas reunir-se-ão com os Administradores da International Finance Corporation (IFC) responsáveis pelo continente africano, para abordar as operações da instituição em Angola e explorar possíveis iniciativas futuras. Os membros da delegação angolana estarão organizados por áreas temáticas e participarão nos varios seminários, mesas-redondas e painéis de discussão.