Fin Adviser

Todas Notícias > PRIMEIRA FASE DE PRODUÇÃO DE ALUMÍNIO NA BARRA DO DANDE ARRANCA EM DEZEMBRO

PRIMEIRA FASE DE PRODUÇÃO DE ALUMÍNIO NA BARRA DO DANDE ARRANCA EM DEZEMBRO

  22 Oct 2025

PRIMEIRA FASE DE PRODUÇÃO DE ALUMÍNIO NA BARRA DO DANDE ARRANCA EM DEZEMBRO

A primeira fase de produção de alumínio do Parque Industrial, em construção na Zona Franca da Barra do Dande, província do Bengo, vai arrancar em Dezembro deste ano, com uma capacidade anual de 120 mil toneladas.

A informação foi avançada nesta terça-feira, em Luanda, pelo presidente do conselho de administração do Grupo Huatong Angola Industry, dono do projecto, no final de uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, no Palácio da Cidade Alta.

Zhang Wendon avançou que esta primeira fase, com um investimento de 250 milhões de dólares, vai gerar mais de 1.200 postos de trabalho, directos e indirectos, para os jovens angolanos.

O empresário chinês ressaltou que o encontro com o Presidente da República teve como objectivo informá-lo sobre o desenvolvimento físico do projecto e do arranque da segunda fase, que deverá produzir 240 mil toneladas, resultante de um investimento de 500 milhões de dólares. A inauguração da primeira fase do Parque Industrial de Alumínio está prevista para o dia 27 de Dezembro, tal como fez saber a secretária de Estado do Comércio e Serviços, Augusta Fortes, também presente na audiência. "

As condições estão criadas.Foi criada uma comissão chefiada pelo Ministério da Indústria e Comércio, com a integração do Ministério da Energia e Águas, da IPEX e da participação incondicional do Governo Provincial do Bengo.

As condições estão todas criadas para o arranque desta unidade industrial", assegurou Augusta Fortes, em declarações à imprensa.

O Parque Industrial de Alumínio, localizado na Zona Franca da Barra do Dande, tem como um dos objectivos a diversificação da economia angolana. O projecto conta com um investimento previsto de cerca de 1,6 bilhão de dólares e abrange cinco fases a serem desenvolvidas ao longo de 8 a 10 anos.

O Parque Industrial, cuja conclusão global prevê a criação de 12 mil empregos, vai produzir alumínio através de electrólise, transformando o metal em lingotes, chapas, varas e outros produtos. O lançamento da primeira pedra do projecto aconteceu em Junho de 2024

تشاندينهو