Vários jornalistas lusófonos prestigiaram, nesta quinta-feira, uma demostração de artes marciais no Pavilhão Shaolin Kung fu, na cidade de Dengfeng, província de Henan, República Popular da China.
A demostração foi feita por 30 alunos do pavilhão numa combinação perfeita, através do uso de instrumentos condundentes, como laminas, cassete, matraca, espada, entre outros, contra uma ou mais pessoas no mesmo combate.
O apresentador, Wangzhengyang, disse que o Shaolin Kung fu é um legado para o mundo, que continua a ser preservado.
Wangzhengyang fez saber que as crianças desta região são obrigadas a estudar o Shaolin Kung fu dos sete aos 16 anos.
Academia na Zâmbia
Mostrou-se satisfeito com a criação da Academia Shaolin Kung fu na Zâmbia, que segundo ele, pode atender crianças e jovens de todos os países de África, como Angola, África do Sul, Namíbia, Zimbabwe, República Democratico do Congo (RDC), dentre outros.
Wangzhengyang referiu que a região tem recebido turistas de Angola que visitam o local, sobretudo, nos meses de Julho e Agosto.
"Quando os angolanos que visitam este local para praticar artes marciais da China ficam apenas um dia, frisando que a vantagem de praticar artes marciais são enormes, começando pela saúde, boa disposição, segurança pessoal, colectiva, institucional e outras.
A Academia tem mais de 705 tipos de artes marciais e está representada em mais de 40 países, de 100 regiões do Mundo, incluindo alguns países de África, como a Zambia.
A cidade de Dengfeng tem, no total, 700 mil pessoas com 25 escolas de artes marciais que matricularam 80 mil alunos.
A escola mais populosa tem 30 mil alunos.
Além de Shaoli Kung fu, milhares de alunos aliam tal prática com a música incorporada nas artes criadas por Shaoli Zen Music Ritual.
Além do Grupo de jornalistas, do Centro de Formação de Jornalistas e de quadros do Ministério das Relações Exteriores de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, a demostração contou com a presença de centenas de pessoas uriudas de vários países do mundo, que vão participar no Fórum Internacional de Presidentes de Câmara sobre "Turismo Global ",que decorre, na sexta-feira, nos arredores da cidade de Zhengzhou.