Fin Adviser

Todas Notícias > ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE CANGUMBE PERSPECTIVA CONTINUIDADE DOS PROJECTOS ECONOMICOS E SOCIAIS

ADMINISTRAÇÃO  MUNICIPAL DE CANGUMBE PERSPECTIVA CONTINUIDADE DOS PROJECTOS  ECONOMICOS E SOCIAIS

  30 Dec 2025

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE CANGUMBE PERSPECTIVA CONTINUIDADE DOS PROJECTOS ECONOMICOS E SOCIAIS

A administração municipal de Cangumbe perspectiva, para o próximo ano, a continuidade dos projectos económicos e sociais inseridos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Essa intenção foi garantida pela administradora municipal, Arminda António, durante a reunião da segunda sessão ordinária, que serviu para encerrar o ciclo administrativo de 2025 e alinhar as metas para 2026.

O ponto central da reunião foi a apresentação detalhada dos relatórios das actividades de cada direcção municipal, com destaque para a Agricultura, Energia e Águas, Saúde, Educação, Comércio e Transportes.

Durante o encontro, foi feito um balanço anual que permitiu aferir o grau de execução dos projectos desenvolvidos ao longo do ano e o impacto dos mesmos na vida dos munícipes.

No município de Cangumbe, as actividades económicas giram em torno da Agricultura de subsistência (milho, mandioca, massango, batata-doce), Pecuária (gado bovino e suíno), Pesca artesanal (rios e lagos) e a exploração florestal, com potencial para agro-indústria e mineração.

A economia local é impulsionada pela exploração de dois recursos naturais, com ênfase na produção de alimentos e carne, beneficiando-se de dois rios e da vasta área florestal da província do Moxico.

Província do Moxico.

A província do Moxico, cuja capital é Luena,tem um clima tropical de altitude, com uma área de 202 023 Km² e população de 750 000 habitantes.

A província dedica-se à produção agrícola, com destaque para massango, batata-doce, citrinos, girassol, vielo, arroz, mandioca, milho, recursos madeireiros (floresta Tropical Seca), eucalipto e pinheiro.

Na pecuária, a província do Moxico aposta na bovinicultura de Carne. Nos minérios, o destaque vai para o carvão, cobre, manganês, ferro, diamantes, ouro, volfrâmio, estanho e molibdénio, urânio e lenhite. Na Indústria, a aposta é nos materiais de construção.

Actualmente a actividade agrícola circunscreve-se a 257 empresas agropecuárias de pequena e média dimensão registadas. A exploração florestal tem largas potencialidades económicas, sobretudo nos municípios de Moxico (Chicala, Cangumbe, Lungué-Bungo), Camanongue, Léua (Chafinda), Luau (Ngoana) e Alto Zambeze (Cavungo e Macondo).

A madeira pode ser exportada em toros para os principais centros de consumo do litoral e exterior do país ou transformada, localmente, em tábuas, barrotes, ripas, e pranchas para a confecção de mobílias, construção civil, caixilharia e parquet.

O parque nacional de Cameia, com uma área de 14.450 Km2, alberga espécies animais de grande interesse.

Os numerosos rios, lagos, lagoas e extensas chanas alagadas,na época chuvosa, potenciam a prática da pesca fluvial e lacunar cuja exploração através de projectos dirigidos é um factor de desenvolvimento económico e promoção social das populações.

تشاندينهو