A embaixadora de Angola na Itália, Josefa Sacko, foi homenageada, neste sábado, em Addis Abeba, Etiópia, com o “Prémio Mulher Pioneira Africana”, na categoria de Liderança Transaccional, pela Rede da Campanha Género é Minha Agenda (GIMAC).
Segundo uma nota, o reconhecimento à sua liderança visionária e compromisso com as mulheres e meninas africanas esteve inserida na 42.ª Reunião Consultiva Pré-Cúpula do GIMAC sobre a Integração da Perspectiva de Género na União Africana e nos Estados-Membros.
“A embaixadora Josefa Sacko foi homenageada pela sua gestão transformadora na Comissão da União Africana, cujo trabalho pioneiro desenvolvido foi fundamental para garantir que a igualdade de género não seja um aspecto secundário, mas um pilar central das estratégias da África para a Agricultura, Economia Azul e Sustentabilidade Ambiental e abrir caminhos duradouros para o empoderamento e a resiliência das mulheres em África”, lê-se na nota.
Numa mensagem, Josefa Sacko dedicou o prémio às mulheres rurais de África, as verdadeiras pioneiras do desenvolvimento sustentável.
"Este prémio é um reconhecimento do papel vital que as mulheres africanas desempenham na alimentação do nosso continente e na protecção do nosso planeta", vincou a diplomata angolana.