Fin Adviser

Todas Notícias > ANGOLA E EUA REFORÇAM COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DO ENSINO SUPERIOR

ANGOLA E EUA REFORÇAM COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DO ENSINO SUPERIOR

  22 Jun 2026

ANGOLA E EUA REFORÇAM COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DO ENSINO SUPERIOR

Angola e os Estados Unidos da América (EUA) reforçaram, em Luanda, as relações no domínio do Ensino Superior, com a assinatura de Memorandos de Entendimento entre instituições angolanas do sector e universidades norte-americanas.

Os acordos foram firmados durante a cerimónia de encerramento da 14ª Conferência Internacional do Consórcio de Gestão Internacional, Política e Desenvolvimento (CIMPAD), realizada na Academia Diplomática Venâncio de Moura.

Na ocasião, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, frisou que os novos acordos devem ser encarados como instrumentos concretos de cooperação e não apenas como actos protocolares.

O ministro exortou, igualmente, todas as instituições subscritoras a estabelecerem estratégias eficazes para a materialização dos compromissos assumidos.

A Conferência enquadrou-se no programa de iniciativas do Presidente da República, João Lourenço, com vista à consolidação de um ecossistema robusto de ensino superior, empreendedorismo e inovação no continente africano.

Ao apontar a relevância do certame, Téte António referiu que o progresso sustentável exige investimento sério no conhecimento, investigação científica, tecnologia e na capacidade empreendedora das novas gerações.

A diplomacia contemporânea, continuou, deve ser capaz de promover o conhecimento, aproximando universidades, centros de investigação e parceiros internacionais para o alcance de metas de desenvolvimento comuns.

O diplomata augurou, igualmente, que os “debates ali realizados se convertam em acções, que os acordos assinados produzam resultados e que os frutos desta Conferência se façam sentir, com brevidade, nas universidades, nas instituições e na vida dos jovens angolanos”.

A 14ª edição da CIMPAD decorreu sob o lema “Alavancar a Educação, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo para um Desenvolvimento Transformador e Resiliente”.

O encontro de três dias reuniu governantes, empresários, docentes, investigadores e estudantes de Angola, da África Austral e dos Estados Unidos da América.

تشاندينهو