O Fórum de Investimentos Angola-Estados Unidos reúne, na cidade de Houston, esta terça-feira até sábado, empresários e representantes de dos dois Governos.
Ao que apurou o Jornal de Angola, o evento pretende promover e divulgar as inúmeras oportunidades de negócios e investimentos disponíveis em Angola para as empresas norte-americanas, bem como fortalecer e solidificar as relações comerciais entre os dois países.
O fórum será também uma grande oportunidade para estabelecer contactos entre executivos, líderes empresariais e empresários interessados em fazer negócios em Angola e para discutir as oportunidades e o potencial existente no país. É uma iniciativa da "ANUSBA - Angola USA Business Association”, que decorre na Junior League de Houston.
"Esperamos a participação de funcionários dos Governos dos EUA e de Angola, proprietários de pequenas e médias empresas, empresários e proprietários de negócios de alto nível da diáspora angolana e africana nos EUA”, disse a organização . A comitiva angolana, ao que se sabe, integra a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), além dos ministérios da Economia e Planeamento e o dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, patrocinadores institucionais do evento. Em Houston está já, neste momento, uma missão do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), que, na semana finda, participaram do Congresso Mundial de Petróleo.
Associações empresariais
Os representantes de associações empresariais da comunidade angolana residente nos Estados Unidos de América foram recebidos, em audiência, pelo secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, na última terça-feira (7), à margem da 23ª edição do Congresso Mundial de Petróleos, em Houston, para análise de temas relacionados com as oportunidades de negócios e esclarecimento de dúvidas sobre o sector petrolífero em Angola.
No final do encontro, José Barroso disse à imprensa ter sido um breve encontro (de carácter informal) no qual aproveitou explicar aos presentes as acções do Governo angolano para a promoção de negócios no sector.
"Explicámos aos nossos concidadãos o que o Governo está a fazer, em termos de promoção de negócios, das possibilidades, formas e canais existentes para comunicarem com as instituições do Governo ligadas a diversas áreas da indústria, do comércio e outras” realçou.
O Governante informou ainda que, no encontro, foram também discutidos, "com alguma profundidade”, aspectos ligados à nova Lei do Conteúdo Local, estabelecidos no Decreto Presidencial 271/20, de 20 de Outubro - instrumento legal através do qual se poderá ter a oportunidade de participação activa na actividade empresarial em Angola.