Fin Adviser

Todas Notícias > CHEFE DE ESTADO CUMPRE VISITA DE TRABALHO

CHEFE DE ESTADO  CUMPRE VISITA DE TRABALHO

  20 Dec 2021

CHEFE DE ESTADO CUMPRE VISITA DE TRABALHO

O Presidente da República, João Lourenço, deixou Luanda na madrugada desta segunda-feira, devendo chegar aos Emirados Árabes Unidos (EAU) esta manhã, para cumprir uma intensa agenda de trabalho de dois dias.

Consta do programa de actividades do Chefe de Estado, nos EAU, o testemunho de assinatura de vários instrumentos de cooperação bilateral, sendo que um deles poderá ser sobre isenção de vistos mútuos em passaportes diplomáticos, de serviço, especiais e ordinários.

As relações diplomáticas entre a República de Angola e os Emirados Árabes Unidos foram estabelecidas a 11 de Dezembro de 1997. A Embaixada em Abu Dhabi foi aberta a 21 de Setembro de 2008 e a dos EAU, em Luanda, a 1 de Agosto de 2016.

Visita histórica

O embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Albino Malungo, considerou "histórica"a visita do Chefe de Estado ao país do Médio Oriente, salientando que a mesma vai contribuir em grande medida para a aplicação do Acordo-Quadro de Cooperação entre os dois países.

Sublinhou que o país do Médio Oriente tem vindo a manifestar grande interesse por Angola, facto que não deve ser desperdiçado pelas autoridades angolanas devido à "grande experiência" acumulada daquele país no do-mínio da reconstrução nacional, desenvolvimento social e económico.

Albino Malungo referiu que os acordos a serem rubricados amanhã vão, de forma significativa, reforçar os laços de cooperação bilateral. Entre os instrumentos jurídicos a serem assinados, o diplomata destacou o de supressão de vistos e o referente ao sector Agrícola.

No capítulo da cooperação agrícola, o diplomata anunciou que muitos empresários dos Emirados Árabes Unidos já manifestaram interesse em participar na produção do abacate, e, de forma activa, do café. A ideia dos empresários dos Emirados Árabes Unidos é produzir abacates em grande escala nas províncias do Huambo e Malanje e de-pois exportar o produto para os seus mercados e de lá expandirem para demais mercados mundiais.

Sem adiantar muitos pormenores, Albino Malungo falou da pretensão da criação de uma linha de crédito no valor de 100 milhões de dólares, a ser concedida por uma instituição financeira estabelecida em Abu Dhabi, para apoiar o sector Agrícola no país. "Vamos pedir aos empresários angolanos para apresentarem propostas", afirmou, informando que a entrada em vigor do acordo de supressão de vistos vai facilitar a circulação de pessoas e bens e será um passo "importante" no intercâmbio entre os dois povos.

Trocas comerciais

O embaixador Albino Malungo disse que as trocas comerciais entre os dois países rondam 1 bilião e 600 milhões de dólares, dos quais 800 milhões no negócio dos diamantes, e referiu que os Emirados Árabes Unidos têm uma presença muito grande na economia angolana. O diplomata considerou como "muito reduzida" a presença de angolanos que residem nos Emirados Árabes Unidos.

"Espero que, com a materialização do acordo de supressão de vistos, o número de angolanos neste país cresça substancialmente”, disse, antes de anunciar que convidou os empresários angolanos, no sentido de se deslocarem a este país para colherem experiências, criarem parcerias e estabelecerem negócios.

تشاندينهو