O Presidente da República, João Lourenço, testemunha, nesta quarta-feira, o acto alusivo ao Dia de Angola na Expo Dubai 2020, que coincide com a sua visita de Estado de três dias aos Emirados Árabes Unidos.
Depois de uma audiência com o Príncipe Herdeiro, em Abu Dhabi, onde iniciou a visita aos Emirados Árabes Unidos, o Chefe de Estado parte, esta manhã, em caravana automóvel, para a cidade do Dubai, onde prevê chegar por volta do meio dia (9h00 em Angola).
De acordo com o programa, a cerimónia oficial alusiva ao Dia de Angola acontece apenas por volta das 16 horas locais (13h00 em Angola). À chegada à Expo, está previsto o içar das bandeiras dos Emirados Árabes Unidos e de Angola, seguido da entoação dos respectivos hinos nacionais. Prevê-se, igualmente, um discurso de um representante do Governo dos Emirados Árabes Unidos e do Presidente João Lourenço. Segue-se a visita aos pavilhões dos dois países.
Desde a sua inauguração, em Outubro, o pavilhão de Angola na Expo Dubai 2020 tem sido visitado por várias entidades, quer angolanas, quer locais, incluindo investidores interessados no mercado angolano.
Angola escolheu como slogan para o seu pavilhão "Da tradição à inovação” - integrado no subtema geral "Oportunidade: aproveitar o potencial das pessoas e das comunidades para configurar um futuro melhor”.
Este tema permite um debate mais aprofundado sobre Angola, bem como a conexão com as demais questões globais em abordagem no decorrer da Expo Dubai 2020. A exposição no pavilhão de Angola é uma "viagem para a sociedade, cultura e inovação” e tem como objectivo mostrar o potencial do país, bem como os esforços que se estão a enveredar em prol de um desenvolvimento sustentável.
A base e inspiração para a arquitectura e narrativa expositora do pavilhão é a Geometria Sona (desenhos na areia). Através do tema do pavilhão - "Conectar com a tradução para inovar” - pretende-se homenagear uma antiga tradição de partilha de conhecimento, como também usá-la como ponto de partida para a viagem atrás referida, visitando o conhecimento tradicional e local de forma inovadora e usando esta base de conhecimento para repensar problemas locais e globais, lê-se numa brochura de apresentação.
Além das temáticas, decorrem, no pavilhão de Angola, encontros de negócios e actividades culturais, como shows musicais e apresentações artísticas. Até segunda-feira, tinham sido realizados mais de 350 shows, segundo Kayaya Júnior, ligado à Área Cultural do pavilhão.
Para hoje, está prevista a actuação da Banda Ngola e dos músicos Nanutu, Gabriel Tchiema, Yola Semedo e Daniel Nascimento.
A Expo Dubai 2020 já constitui um ganho, não só para o Governo, mas também para a população local. Após o evento, o local da exposição vai ser transformado num novo bairro da cidade. Cerca de 80 por cento das estruturas serão aproveitadas como moradias e também como ambiente de negócios, além de continuar a funcionar como atracção turística.