As aulas presenciais em todos os níveis de ensino, nos estabelecimentos públicos e privados, retomam esta segunda-feira, em todo o país, de acordo com o decreto presidencial sobre a situação de calamidade.
O reinício das aulas foi suspenso a 3 do corrente mês, depois da pausa da quadra festiva, devido ao aumento do número de casos positivos da Covid-19 no país.
Os alunos devem apresentar o certificado de vacinação ou teste negativo à Covid-19 realizado até 48 horas para os trabalhadores e estudantes maiores de 18 anos, observando as medidas de higienização das mãos, uso de máscaras e distanciamento físico.
O chefe da Casa Militar do Presidente da República e coordenador da Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate à Covid-19, Francisco Furtado, informou que o decreto recomenda que os pais e encarregados de educação devem garantir a vacinação dos menores entre os 12 e 17 anos.
Alertou que embora nas últimas duas semanas se tenha registado uma queda acentuada de novos casos positivos, deve-se continuar a redobrar acções de prevenção e de vacinação das pessoas.
No ensino geral, o ano lectivo 2021/2022, iniciado oficialmente a 31 de Agosto de 2021, encerra a 24 de Julho de 2022.