As Repúblicas de Angola e da Sérvia estão a trabalhar para o fortalecimento da cooperação bilateral, com realce para as áreas da Agricultura e formação de quadros ligados às Forças Armadas Angolanas.
Para o efeito, a secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, manteve, quinta-fera um encontro com o embaixador da Sérvia acreditado em Angola, Milos Perisic, com quem tratou assuntos relacionados com o aprofundamento das relações de amizade e cooperação bilateral.
Em 2013, os dois Estados estudaram a viabilidade de assinatura de um memorando para impulsionar a cooperação, que prevê, entre outras tarefas, a construção de um novo Hospital Militar, de uma fábrica de medicamentos, bem como a criação de um centro de logística e a reabilitação de uma base aérea em Angola.
Memorando de Entendimento com a Zâmbia
Um Memorando de Entendimento para viabilizar a cooperação com foco na formação de quadros e formulação de políticas públicas pode ser assinado em breve, entre Angola e Zâmbia, no âmbito do incremento das relações bilaterais.
A decisão saiu de um encontro entre o embaixador de Angola na Zâmbia, Azevedo Francisco, e Royson Mukwena, director executivo do NIPA. Durante a reunião, os diplomatas abordaram as linhas gerais do intercâmbio entre o NIPA e a congénere angolana ENAPP (Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas).
As duas instituições pretendem concluir o Memorando de Entendimento, uma acção que resulta dos regulares contactos entre os dois institutos públicos. Para tal, foi já criado um grupo de trabalho, envolvendo quadros dos dois países para a identificação de acções de interesse comum, a constar do futuro Memorando de Entendimento, a ser assinado em breve.
Azevedo Francisco visitou as instalações do NIPA, em Lusaka, na quarta-feira, e recebeu explicações pontuais sobre o funcionamento daquela instituição de formação de quadros da administração pública, na Zâmbia, tendo convidado Royson Mukwena a visitar Angola, no quadro das excelentes relações político-diplomáticas, entre os dois países.
Reafirmados laços de amizade com a Índia
Angola manifestou-se solidária com o povo indiano por ocasião do 73º aniversário da Independência daquele país asiático, assinalado a 26 deste mês. Segundo uma nota a que o Jornal de Angola teve acesso, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, destacou os laços de irmandade para com o povo indiano.
O governante sublinhou a actual dinâmica das relações bilaterais entre Angola e a Índia, considerando que isso levou a um aumento da cooperação nas áreas da Defesa, Saúde, Comércio e Mineração.
No actual ano financeiro, a Índia testemunhou um aumento significativo de 25 por cento na exportação para Angola, para um valor recorde de 326 milhões de dólares norte-americanos até Dezembro de 2021.
A parceria entre os dois países é impulsionada pelo desejo da cooperação Sul-Sul, capacitação, desenvolvimento de recursos humanos, acesso ao mercado de cada um e apoio aos investimentos indianos, onde ambos os Estados têm partilhado as suas experiências.
Parceria reforçada com a Palestina
Um encontro à porta fechada manteve Téte António, ministro angolano das Relações Exteriores, e Najah Abdulrahman, embaixador da Palestina, em Luanda, durante o qual foram analisadas questões ligadas ao aprofundamento da amizade e cooperação bilateral.
Segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, Angola e a Palestina são parceiros estratégicos nos mais variados domínios e a relação de amizade e cooperação tem-se desenvolvido num ritmo acelerado.
A Palestina abriu a primeira representação em Luanda, poucos anos depois da Independência de Angola, através da Organização de Libertação da Palestina (OLP).