Fin Adviser

Todas Notícias > ANGOLA PARTICIPA NO FÓRUM DE PAÍSES EXPORTADORES DE GÁS

ANGOLA PARTICIPA  NO FÓRUM DE PAÍSES  EXPORTADORES DE GÁS

  23 Feb 2022

ANGOLA PARTICIPA NO FÓRUM DE PAÍSES EXPORTADORES DE GÁS

Angola destacou, nesta terça-feira, que a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo do Fórum de Países Exportadores de Gás (GECF) continuará a desempenhar um papel fundamental no cumprimento da Agenda 2030 para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como na mitigação das mudanças climáticas em consonância com o Acordo de Paris.

Esta informação foi avançada pelo embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Albino Malungo, ao discursar na 6ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo do Fórum de Países Exportadores de Gás (GECF), que decorre em Doha, capital do Qatar, em representação do Presidente da República, João Lourenço.

Para o diplomata angolano, esta cimeira acontece num momento crucial, em que nos esforçamos para recuperar de uma pandemia sem precedentes que prejudicou profundamente as economias e a condição social dos povos de todo o mundo, principalmente nas regiões mais vulneráveis.

\"Como é de vosso conhecimento, a Declaração de Malabo de 2019 dos Chefes de Estado e de Governo do Fórum de Países Exportadores de Gás sublinhou a recomendação no sentido do Fórum fortalecer a cooperação com os países africanos, onde milhões de pessoas têm pouco ou nenhum acesso à eletrificação e combustível doméstico, para que o uso do gás natural seja a principal fonte de energia", recordou.

Tratando-se, prosseguiu, de um Fórum que reúne 18 grandes produtores de gás natural a nível mundial, representando globalmente mais de 70% das reservas comprovadas de gás natural, estamos confiantes de que, através de uma reforçada colaboração com base na igualdade e no respeito mútuo, o GECF continuará a desempenhar um papel fundamental no cumprimento da Agenda 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como na mitigação das mudanças climáticas em consonância com o Acordo de Paris.

O GECF procura construir um mecanismo para um diálogo mais significativo entre produtores e consumidores de gás em prol da estabilidade e segurança da oferta e demanda nos mercados globais de gás natural. Fazem parte como Membros do Fórum a Argélia, Bolívia, Egipto, Guiné Equatorial, Irão, Líbia, Nigéria, Qatar, Rússia, Trinidad e Tobago e Venezuela. Angola, Azerbaijão, Iraque, Malásia, Noruega, Peru e Emirados Árabes Unidos têm o estatuto de Membros Observadores.

Os países membros representam 71% das reservas mundiais comprovadas de gás natural, 43% da sua produção comercializada, 58% das exportações de GNL e 52% do comércio de gasodutos em todo o mundo.

تشاندينهو