Duas novas gruas de marca “Liebherr”, com capacidade de movimentar 104 toneladas de mercadorias diversas, chegaram, esta segunda-feira ao Porto Comercial do Namibe, provenientes da República da Alemanha.
Os dois equipamentos, que pesam cada 500 toneladas, custaram, cada, mais de cinco milhões de dólares norte-americanos.
As gruas vão ajudar na descarga de diversas mercadorias, transportadas neste porto comercial, tendo sido adquiridas no âmbito da concessão do contrato que o Porto Comercial do Namibe celebrou com a Sociedade Gestora de Exploração (SOGESTE), dentro do plano de investimento.
As mesmas vão substituir as gruas mais antigas, existentes desde o tempo colonial, com mais de cinquenta anos de tempo de vida e que só têm uma capacidade de 20 a 40 toneladas de mercadorias no máximo.
O presidente do Conselho de Administração do Porto Comercial do Namibe, Manuel Nazareth Neto, considerou os equipamentos ora recepcionados de suficiente para suportar toda a mercadoria movimentada no porto comercial.
"Com estas grandes gruas passaremos a receber já os navios de grande porte, porque alguns navios, de última geração, trazem as cargas que devem ser movimentadas pelas gruas de terra, colocadas nos portos e não com as gruas de navios”, esclareceu.
A chegada destas gruas, sublinhou, vai influenciar na redução de tempo de escala dos navios nas operações de acto de carregamento e descarga, bem como impactar no custo de vida das populações da região Sul do país, concretamente das províncias do Cunene, Cuando-Cubango, Huíla e Namibe.
Fez saber que durante o ano de 2021, o Porto Comercial do Namibe movimentou cerca de 950 mil toneladas de mercadorias diversas, "mesmo sem as gruas modernizadas e com todas as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, entre outros constrangimentos”.