Fin Adviser

Todas Notícias > DISTRIBUIDORA DE ÁGUA COM DÉFICE DE RECEITAS

DISTRIBUIDORA DE ÁGUA COM DÉFICE DE RECEITAS

  28 Mar 2022

DISTRIBUIDORA DE ÁGUA COM DÉFICE DE RECEITAS

Com custos operacionais de 30 milhões de kwanzas por mês, a Empresa Pública de Água e Saneamento (EPAS) do Cuanza-Sul obtém receitas de 20 milhões, o que resulta num défice estrutural caracterizado por saldos negativos, aos quais se soma uma elevada dívida acumulada por clientes, revelou o presidente do Conselho de Administração da companhia.

Januário Bernardo, que falava à imprensa, no Sumbe, a propósito do Dia Mundial da Água, assinalado a 22 de Março, afirmou que a tarifa de 168 kwanzas por metro cúbico cobrada na distribuição é inferior ao valor considerado óptimo, estimado em 300 kwanzas, com as decisões sobre esse problema a impenderem sobre os Órgãos Centrais do Estado.

"Existe uma discrepância, porque o valor de metro cúbico de água que produzimos é baixo, se comercializamos à tarifa de 168 kwanzas: na realidade, a tarifa óptima seria acima de 300 kwanzas, um problema que não é da empresa, mas sim do Estado”, disse.

O valor da dívida acumulada situa-se acima dos 190 milhões de kwanzas, anunciou a fonte, apontando entre os incumpridores instituições e serviços públicos como escolas, unidades hospitalares e policiais, Governo Provincial e Administrações Municipais, bem como consumidores particulares.

Quarenta processos correm trâmites nos tribunais, em que a empresa reclama pagamentos que podem ser empregues em programas com impacto nos municípios, alargando a rede de distribuição e a assistência técnica.

O responsável indicou que a capacidade de produção de água potável é de 13 950 metros cúbicos (uns 13 mil litros) por hora, um volume absorvido por 227 500 consumidores situados ao longo de 200 quilómetros e de 9 289 ligações domiciliares.

Segundo a fonte, a empresa cobre o Sumbe, onde se incluem novas ligações na centralidade de Quibaula, em vias de beneficiarem da primeira fase de um programa de produção e distribuição de água financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

تشاندينهو