O Presidente da República, João Lourenço, anunciou, este sábado, a criação do Prémio Nacional de Ciência e Inovação para distinguir investigadores, equipas e instituições nacionais de excelência no domínio da investigação.
"Vamos concluir as obras de construção e apetrechamento do museu da ciência e tecnologia com o seu planetário, entre outras atracções, que, para além de servir os estudantes e investigadores, ficará também aberto ao público visitante”, assegurou o Chefe de Estado, João Lourenço, na sua mensagem sobre o Estado da Nação.
No âmbito do apoio social aos estudantes mais carenciados e de mérito, disse, o Executivo vai trabalhar para expandir a atribuição de bolsas de estudo internas, acrescentando também que no próximo quinquénio, a meta é o de alcançar dez mil novas bolsas anuais.
Segundo o Chefe de Estado, o Governo vai dar, igualmente, continuidade ao Programa de envio anual de trezentos licenciados e mestres para as melhores universidades do mundo, devendo ser mantido o grau de exigência que o mesmo tem demonstrado.