Angola e os Emirados Árabes Unidos afirmaram, durante as celebrações do 51º Dia Nacional o Estado árabe, em Luanda, que o estado das relações político-diplomáticas são excelentes.
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, foi o convidado de honra das actividades que marcaram, sábado, 3 de Dezembro, em Luanda, o 51º do Dia Nacional dos Emirados Árabes Unidos.
Anualmente, os Emirados Árabes Unidos festejam o 2 de Dezembro, o Dia Nacional, data que marca a nacionalização formal do país e o início da unificação federal dos territórios.
O embaixador anfitrião recebeu os convidados com um discurso de boas-vindas e explicou a importância da data, além de falar do progresso e desenvolvimento alcançado pelos Emirados Árabes Unidos desde a sua criação.
Os Emirados Árabes Unidos são uma confederação árabe localizada no Golfo Pérsico, formada por moarquias, cada uma detendo sua soberania, chamadas emirados (equivalentes a principados).
Os Emirados Árabes Unidos estão situados no Sudeste da península arábica e fazem fronteira com Omã e com a Arábia Saudita.
Os sete emirados são Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajmã, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujairah. A capital e a segunda maior cidade dos Emirados Árabes Unidos é Abu Dhabi. A cidade também é o centro de actividades políticas, industriais e culturais.
Os Emirados Árabes Unidos têm a sexta maior reserva de petróleo do mundo e possuem uma das mais desenvolvidas economias do Oriente Médio.
São, actualmente, a trigésima sexta maior economia a taxas de câmbio de mercado do mundo, e é um dos países mais ricos do planeta Terra por Produto Interno Bruto (PIB) per capita, com um PIB nominal per capita de 54 607 dólares, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI).
O país classifica-se na décima quarta posição em paridade de poder de compra per capita e tem, relativamente, um Índice de Desenvolvimento Humano considerado muito elevado, ocupando o 34.º lugar.
Os Emirados Árabes Unidos são membros fundadores do Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo Pérsico, e também da Liga Árabe.
A nação é, igualmente, membro da Organização das Nações Unidas, da Organização para a Cooperação Islâmica, da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, e da Organização Mundial do Comércio.
Os dois Estados rubricaram, recentemente, um acordo de protecção recíproca de investimentos, que é, praticamente, o ponto de partida para o arranque de investimentos daquele país.
Os Governos de Angola e dos Emirados Árabes Unidos (EAU) ractificaram a Convenção para evitar a Dupla Tributação e a Evasão Fiscal, que entrou em vigor para ambos os países, em Março de 2020, à luz do artigo 32º do referido acordo.
A Convenção constitui uma ferramenta essencial, ao dispor das autoridades fiscais dos dois países que, desta forma, conseguem cruzar informação relativa a valores e enquadramento contabilístico tributário declarados num país e no outro.