Fin Adviser

Todas Notícias > DELEGAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE EM BUSCA DE REFORÇO DE COMPETÊNCIAS CIENTÍFICAS NA ITÁLIA

DELEGAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE EM BUSCA DE REFORÇO DE COMPETÊNCIAS CIENTÍFICAS NA ITÁLIA

  10 Feb 2026

DELEGAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE EM BUSCA DE REFORÇO DE COMPETÊNCIAS CIENTÍFICAS NA ITÁLIA

Uma delegação do Ministério da Saúde visita, nesde segunda-feira, a República da Itália, no quadro do reforço da cooperação internacional na formação e capacitação de recursos humanos.

Um comunicado refere que a missão contempla visitas técnicas e institucionais a centros hospitalares universitários, institutos de investigação científica e universidades de referência nas cidades de Milão, Génova e Roma.

O objectivo é conhecer boas práticas e modelos de formação aplicáveis ao Sistema Nacional de Saúde de Angola.

Chefiada pelo coordenador e gestor técnico da Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde, Job Monteiro, a missão tem como foco a identificação de oportunidades de cooperação em cursos de curta duração, programas de especialização e formação avançada.

De acordo com o comunicado, a prioridade recai para as áreas de Enfermagem, Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, Gestão Hospitalar e Inovação em Saúde.

Entre os resultados esperados, destacam-se a definição de áreas estratégicas de cooperação, a elaboração de propostas concretas de programas formativos e o estabelecimento de acordos institucionais entre Angola e Itália no sector da Saúde.

A iniciativa enquadra-se na estratégia do Ministério da Saúde de reforço das competências técnicas e científicas dos profissionais, como pilar essencial para a melhoria contínua da qualidade dos serviços e o alcance da Cobertura Universal em Saúde.

A delegação angolana integra o especialista de Formação da Unidade de Implementação de Projecto, D’Jamel Kitumba, a directora Pedagógica do Hospital Central do Huambo, Augusta Sachiteque, e a assistente de Direcção e de Aquisições da Unidade de Implementação do Projecto (UIP), Karen dos Santos.

A missão, iniciada ontem, deve terminar no dia 13 de Fevereiro, conforme refere o comunicado do Ministério da Saúde.

تشاندينهو