Uma delegação do Ministério da Saúde visita, nesde segunda-feira, a República da Itália, no quadro do reforço da cooperação internacional na formação e capacitação de recursos humanos.
Um comunicado refere que a missão contempla visitas técnicas e institucionais a centros hospitalares universitários, institutos de investigação científica e universidades de referência nas cidades de Milão, Génova e Roma.
O objectivo é conhecer boas práticas e modelos de formação aplicáveis ao Sistema Nacional de Saúde de Angola.
Chefiada pelo coordenador e gestor técnico da Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde, Job Monteiro, a missão tem como foco a identificação de oportunidades de cooperação em cursos de curta duração, programas de especialização e formação avançada.
De acordo com o comunicado, a prioridade recai para as áreas de Enfermagem, Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, Gestão Hospitalar e Inovação em Saúde.
Entre os resultados esperados, destacam-se a definição de áreas estratégicas de cooperação, a elaboração de propostas concretas de programas formativos e o estabelecimento de acordos institucionais entre Angola e Itália no sector da Saúde.
A iniciativa enquadra-se na estratégia do Ministério da Saúde de reforço das competências técnicas e científicas dos profissionais, como pilar essencial para a melhoria contínua da qualidade dos serviços e o alcance da Cobertura Universal em Saúde.
A delegação angolana integra o especialista de Formação da Unidade de Implementação de Projecto, D’Jamel Kitumba, a directora Pedagógica do Hospital Central do Huambo, Augusta Sachiteque, e a assistente de Direcção e de Aquisições da Unidade de Implementação do Projecto (UIP), Karen dos Santos.
A missão, iniciada ontem, deve terminar no dia 13 de Fevereiro, conforme refere o comunicado do Ministério da Saúde.