19 Nov 2021
ANGOLA CONQUISTA OITO MEDALHAS EM NUREMBERGA
ANGOLA CONQUISTA OITO MEDALHAS EM NUREMBERGA
Trata-se de duas de ouro, três de prata e três de bronze que, por decisão do júri, foram conquistadas na categoria de "Universidade”, de forma individual e compartilhada.
Uma das medalhas de ouro foi entregue ao projecto "Geração de Energia Eléctrica com Recurso aos Resíduos Sólidos” e a outra aos trabalhos "SIRAC” e "Uvengukwa”, por o júri entender que têm um objectivo comum.
"Geração de Energia Eléctrica com Recurso aos Resíduos Sólidos” é um projecto inovador de produção de energia com recurso ao lixo, com um sistema incorporado, com capacidade de mitigar o impacto da emissão de gases poluentes. De autoria de Herculano Simão, Felizardo Rocha e Abigail Soma, está dimensionado para atender as necessidades ambientais.
O "SIRAC" e o "Uvengukwa” são projectos de prevenção, controlo e combate à Covid-19. O primeiro, que foi criado pelos Professores Doutores João Sebastião Teta e Carlos Mariano, é um sistema integrado de rastreio e assistência da COVID-19, que permite aos utentes participarem no rastreio online, marcar e receber o resultado de testes, e, eventualmente, obter o apoio de profissionais de saúde e consequente recomendação médica. Baseia-se no conhecimento científico actual sobre os sintomas mais frequentes e tratamento da doença, para aliviar a sobrecarga nos hospitais.
O "Uvengukwa" visa prevenir o contágio da Covid-19. De autoria de Ricardo Neves, Mateus Padoca Calado, Adérito Pedro, Lukau Garcia, e desenvolvido pelo Departamento de Ciências da Computação da Universidade Agostinho Neto e pela Investigação & Inovação Tecnológica (I&IT), é uma proposta de uma plataforma capaz de comunicar os utilizadores sobre uma zona mais próxima assolada por um surto activo de doença viral e, com isso, evitar uma contaminação em larga escala.
-
Fonte:
-
Fonte: Jornal de Angola| 08 Novembro 2021 | 19 Nov 2021