COOPERAÇÃO COM A TURQUIA ENVOLVE AGRICULTURA, EDUCAÇÃO E TURISMO Quem entra em Angola chega, também, aos países afectos às sub-regiões em que se encontra inserida, disse o Chefe de Estado, em declarações à imprensa, ao lado do homólogo turco, Recep Tayyip Erdo?an, que efectua, até hoje, uma visita ao país.
João Lourenço ressaltou que Angola ocupa uma posição estratégica no continente, sendo dos poucos países africanos membro de três sub-regiões, nomeadamente a SADC(Comunidade de Desenvolvimento da África Austral), a Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).
"Quem entra em Angola, entra, praticamente, nessas três regiões", destacou o Presidente, para quem, ao apostar no reforço dos laços de cooperação com Angola, a Turquia vai, facilmente, atingir, também, as três sub-regiões.
O Presidente destacou a realização do voo inaugural da Companhia turca ao país, três meses depois da assinatura do acordo. Disse ser digno de destaque, se se tiver em conta que com essa ligação directa aérea os dois países ficam mais próximos, podendo os turistas, com facilidade, visitar um e outro país, "mas, sobretudo, o homem de negócio, quer os turcos que tenham investimentos a fazer em Angola, quer os angolanos que tenham investimentos a fazer na Turquia".
João Lourenço salientou estar a olhar "com muito bons olhos" para esta cooperação Angola-Turquia e disse acreditar que o futuro vai confirmar, a julgar pelo interesse que empresários turcos demonstraram por Angola, "imediatamente" após a sua visita à Turquia, em finais de Julho deste ano.
O PR informou que, neste período, desembarcaram, em Luanda, mesmo antes da abertura da ligação aérea, algumas das principais empresas turcas que começaram, de imediato, a trabalhar com os ministros e diferentes sectores em que eles estão interessados em investir.
"Do nosso lado, fica o compromisso de não deixarmos morrer este lã que nasceu de repente, mas que acreditamos que veio para progredir e ficar", frisou.
Antes de falarem à imprensa nacional e turca, os dois Presidentes testemunharam a assinatura de sete instrumentos jurídicos, que vão reforçar a cooperação bilateral.