A produção diamantífera da Sociedade Mineira de Catoca, em 2022, prevê um aumento de 7,1 por cento comparativamente a 2021, segundo o relatório aprovado, recentemente, pela Assembleia Geral de Accionistas.
De acordo com um documento, os planos de produção da Sociedade Mineira de Catoca, para o triénio 2022-2024, bem como o orçamento para o exercício económico de 2022 foram aprovados pelos accionistas, durante a 67ª Assembleia Geral de Sócios, realizada, na província da Lunda-Sul.
Está, igualmente, previsto até ao final do ano serem recuperados 5,6 milhões de quilates. Contudo, em termos de facturação, para o próximo ano estima-se uma redu-ção de cerca de 5 por cento, a ser provocada por uma provável baixa do preço do diamante no mercado internacional, de cerca de 10,5 dólares por quilate (redução de 5,0 por cento).
Em 2021, em consequência de uma quebra da oferta de diamantes no mercado internacional, o preço subiu para 122,5 dólares por quilate e, com o reestabelecer da oferta em 2022, está previsto que os diamantes de Catoca venham a ser comercializados ao preço médio de 110 dólares por quilate.
Para Benedito Paulo Manuel, Presidente do Conselho de Gerência, apesar do contexto de grandes desafios provocados pela pandemia, foi possível manter os níveis de produção e a rentabilidade da empresa, facto que nos orgulha e motiva a continuarmos a trabalhar para que tenhamos uma empresa cada vez mais eficiente e robusta, contribuindo activamente para o desenvolvimento económico e social de Angola.
Durante a assembleia, sublinha-se, muitos elogios foram feitos à equipa liderada por Benedito Paulo Manuel, pela forma como conduziu a empresa, sobretudo em contexto de pandemia, mantendo os níveis de produção e rentabilidade da empresa, sem despedir nenhum trabalhador, facto que levou os sócios a reafirmarem o voto de confiança e a garantia de apoio para que, juntamente com a sua equipa, e todos os trabalhadores da Sociedade Mineira de Catoca, continue o trabalho que tem vindo a realizar.
Modelo de governança
Catoca poderá alterar, ainda no I trimestre de 2022, o modelo de governança. Para serem realizadas algumas alterações no modelo de governança, a Endiama EP recomendou a realização de uma assembleia, a ter lugar no primeiro trimestre de 2022. Entre os temas previstos para a reunião, destacam-se a extinção do Conselho de Supervisão e a revisão da estrutura organizacional da SMC.
A Sociedade Mineira de Catoca é a quarta maior mina do mundo, explorada a céu aberto, responsável por mais de 80 por cento da produção de diamantes do país. Com 26 anos de existência, Catoca é responsável por mais de 5.000 empregos directos e indirectos. A estrutura accionista é composta pela Endiama EP e a Alrosa, ambas com 41 por cento, e a A LLI com 18 por cento das acções.