A operadora de transportes Sécil Marítima efectuou, esta terça-feira , uma viagem experimental na rota Luanda-Soyo, com a embarcação “Cacongo”, a fim de certificar-se da prontidão do percurso e dos meios, cujo arranque da actividade comercial está prevista para este mês.
De acordo com uma nota, com a entrada em funcionamento de uma embarcação na rota Soyo-Cabinda, a Sécil Marítima, empresa que está a gerir a frota deste tipo de barcos no país, entendeu realizar a primeira viagem experimental com a embarcação do tipo Catamarã. A referida viagem foi encabeçada pelo coordenador da Comissão de Gestão da em-presa, João Martins, e tem como objectivos a averiguação do desempenho da embarcação e proceder os testes de segurança de navegabilidade, a definição de rumo de entrada e saída do canal de acesso ao terminal, atracação de acordo aos dados da maré, assim como, a movimentação na bacia de manobra costeira junto aos terminais de Cabinda e Soyo.
A viagem foi constituí-da por seis (6) tripulantes e foram acompanhadas do trabalho de campo com 12 passageiros, dos quais integraram representantes da Sécil Marítima, do Ministério dos Transportes, Porto de Luanda e outros órgãos.