Fin Adviser

Todas Notícias > SONANGOL : QUATRO PROJECTOS VÃO REDUZIR IMPORTAÇÃO DE DERIVADOS DO PETRÓLEO

SONANGOL : QUATRO PROJECTOS VÃO REDUZIR IMPORTAÇÃO DE DERIVADOS DO PETRÓLEO

  31 Mar 2022

SONANGOL : QUATRO PROJECTOS VÃO REDUZIR IMPORTAÇÃO DE DERIVADOS DO PETRÓLEO

Pelo menos quatro projectos estão a ser implementados pela petrolífera Sonangol, com o objectivo de reduzir a dependência da importação de derivados do petróleo, anunciou, na terça-feira, o presidente do Conselho de Administração.

Segundo Sebastião Martins, que falava no debate sobre "os desafios da indústria angolana de petróleo e gás face a actual conjuntura internacional”, promovido pela TvZimbo, o primeiro projecto é aumento da capacidade da Refinaria de Luanda que sairá das actuais 300 toneladas métricas/dia de gasolina para 1.200 toneladas métricas/dia.

O projecto que se prevê concluir até Junho deste ano, resulta de um investimento que está a permitir a instalação de novas tecnologias naquelas instalações, conforme avançou o PCA da Sonangol.

O segundo projecto, avançou, resulta de uma parceria com a Gemcorp para avançar com a primeira fase de produção da Refinaria de Cabinda que vai produzir 30 mil barril de óleo/dia, "e que seguidamente adicionamos mais 30 mil perfazendo um total de 60 mil barris”, informou.

Um outro projecto, de acordo com Sebastião Martins é a Refinaria do Lobito que terá uma capacidade de 100 mil barris de derivados do petróleo.

Por último, indicou, um investimento de carácter privado que está a ser desenvolvido na província do Zaire que vai produzir 100 mil refinados do petróleo.

Contudo, a Sonangol estima que, com estes investimentos, o país terá uma capacidade refinação de aproximadamente 425 mil barris de óleo/dia.

تشاندينهو