Camacupa, no Centro geodésico de Angola, vendeu, nos três dias da “Feira Produtiva” do município, 500 toneladas de cereais.
Em três dias de venda, os produtores de arroz da região arrecadaram 123 milhões de kwanzas, resultantes da comercialização de 150 toneladas do cereal. A Feira Produtiva do Município de Camacupa encerrou sábado e visou saudar mais um aniversário da municipalidade.
Além do arroz, no qual a região é dos maiores produtores do país, com a Fazenda Mulambi a ser a coqueluche e líder na produção do cereal, as demais cooperativas e fazendas da região comercializaram acima de 250 toneladas de milho e 100 toneladas de diversos produtos, como feijão, batata-rena e doce, cenoura, alho e repolho, a um grande número de comerciantes idos das províncias de Luanda, Benguela, Huíla e Namibe.
Essa avalanche de compradores deixou radiante o administrador adjunto de Camacupa, Albino Mulanda, que indicou, de imediato, que "a realização da terceira feira agrícola de Camacupa superou todas as expectativas que os produtores mostraram com a preparação da exposição, olhando para os resultados do ano passado.
Os números atingidos com vendas, além de deixarem radiante a comunidade agrícola do município, "colocaram a nossa região na rota do comércio integrado do país, deixando os nossos produtores com boas expectativas para os produtos a colher nos meses de Junho e Julho”, disse.
Segundo Albino Mulanda, com os números alcançados nas vendas do arroz e de outros cereais, a região apresenta outros desafios no sector da Indústria de processamento de outros produtos do campo, o que, no seu entender, representa uma oportunidade para quem deseja investir no ramo, em Camacupa.
"Convidamos os investidores a não ficarem-se apenas por Luanda, que apostem no nosso município, já que a feira teve como principal finalidade estimular a produção local, estabelecer uma rede de contactos e convencer potenciais investidores do ramo do agro-negócio a apostarem forte em Camacupa”, disse.
Para o adjunto do administrador, a presença de mais investidores pode, também, facilitar o escoamento daquilo que é produzido localmente.
Localizado no Centro do país, o município de Camacupa tem representado a província do Bié em diversos eventos agrícolas, nos quais tem sido marca a exposição de cereais, com realce para o arroz, milho e feijão.