Fin Adviser

Todas Notícias > MINISTRO LOUVA INVESTIMENTOS EM INFRA-ESTRUTURA DE PORTE

MINISTRO LOUVA INVESTIMENTOS  EM INFRA-ESTRUTURA DE PORTE

  29 Apr 2022

MINISTRO LOUVA INVESTIMENTOS EM INFRA-ESTRUTURA DE PORTE

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, destacou quarta-feira, no Chitato, Lunda-Norte, que a maior preocupação do Executivo, neste mandato, tem a ver com a melhoria da informação geológica, ambiente de negócio e o surgimento de infra-estruturas de porte, para o desenvolvimento sustentável do sector.

Ao discursar a propósito do Dia do Trabalhador Mineiro, quarta-feira, assinalado, cujo acto central aconteceu no município do Chitato, marcado pela inauguração e entrega do Título de Exploração ao Projecto Chinguvo, Diamantino de Azevedo realçou a entrada em funcionamento dos laboratórios do Instituto Geológico e de diamantes em Saurimo, província da Lunda-Sul.

O Laboratório Central do Instituto Geológico em Luanda e o do Lubango (Huíla), além o de Geociência, que fazem também trabalhos de investigação das águas subterrâneas, e o Centro de Rochas Ornamentais, são empreendimentos construídos pelo Executivo, "que trouxeram um impacto positivo ao sector dos Recursos Minerais”, disse.

As acções prioritárias, segundo o ministro, estiveram também voltadas na valorização dos recursos minerais do país, cujo "calcanhar de Aquiles” prende-se com a construção de pólos de desenvolvimento diamantífero. Lembrou que Angola sempre foi um país apenas produtor da matéria-prima bruta que, por sua vez, é exportada, mas depois volta a importar o produto final.

Com base nesses desenvolvimentos, notou o ministro, construiu-se um centro de excelência para a lapidação de diamantes, em Saurimo (Lunda-Sul ), incluindo duas escolas e um Centro de Formação Profissional, este último pertença da Endiama.

O ministro sublinhou que, a par da valorização dos recursos minerais, uma especial atenção tem sido dada à formação do capital humano com conhecimento e habilidades para o sector. Diamantino de Azevedo felicitou todos os trabalhadores mineiros do país, pela efeméride, e elogiou o seu contributo no fortalecimento da economia nacional.

Além da visita a mina diamantífera do Luembe, no município de Cambulo, que está em fase de prospecção, o ministro proferiu uma aula magna na Faculdade de Direito da Universidade Luegi A´Nkonde sobre o Estado actual do sector que dirige e as estratégias para o desenvolvimento sustentável.

تشاندينهو