Fin Adviser

Todas Notícias > PRESIDENTE CARLOS VILA NOVA DISCURSA NA ASSEMBLEIA NACIONAL

PRESIDENTE CARLOS VILA NOVA  DISCURSA  NA ASSEMBLEIA NACIONAL

  09 May 2022

PRESIDENTE CARLOS VILA NOVA DISCURSA NA ASSEMBLEIA NACIONAL

O Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Carlos Manuel Vila Nova, que chegou este domingo, para uma visita de três dias, discursa, esta segunda-feira, na Assembleia Nacional, em Sessão Solene, por ocasião da sua visita de Estado.

Antes, no período da manhã, o estadista são-tomense tem um encontro com o Chefe de Estado, João Lourenço, no Palácio Presidencial, à Cidade Alta.

No Parlamento, a seguir ao discurso, Carlos Manuel Vila Nova vai assinar o Livro de Honra, acompanhado do presidente da Assembleia Nacional, Fernando Dias dos Santos,

À sua chegada, o Chefe de estado, recebeu cumprimentos de boas-vindas do ministro das Relações Exteriores, Téte António, acompanhado pela ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula Sacramento Neto, indica uma nota do Ministério das Relações Exteriores a que a imprensa  teve acesso.

De acordo com o comunicado, a agenda reserva, igualmente, um encontro entre as delegações da Assembleia Nacional e da congénere de São Tomé e Príncipe, que contará com a participação da vice-presidente do Parlamento angolano, Emília Carlota Celestino Dias, e da vice-presidente da Assembleia da República de São Tomé, Guilhermina Octávio Viegas Ramos.

O presidente da Assembleia Nacional, Fernando Dias dos Santos, na abertura da sessão solene, vai proferir a mensagem de boas vindas ao Chefe de Estado da República de São Tomé e Príncipe, Carlos Manuel Vila Nova.

Angola e São Tomé e Príncipe rubricaram, em 1995, um acordo de Protecção Recíproca de Investimentos, com vista a criação de condições favoráveis para estimular as iniciativas privadas e intensificar a cooperação económica entre os dois Estados.

Em 2019, foram identificadas áreas para a nova estratégia de cooperação, entre as quais, o turismo, transporte e a exploração dos hidrocarbonetos que os dois países fazem em offshore. Os dois Estados formalizaram a cooperação a 19 de Fevereiro de 1978, através do Acordo Geral de Amizade e de Cooperação, na sequência do qual, foram assinados vários instrumentos jurídicos, visando promover e aprofundar as relações de cooperação económica, científica, técnica e cultural. Os dois países formalizaram a Comissão Mista Bilateral, criada em Janeiro de 1980, que realizou a sua Sexta e última sessão, em Luanda, em Novembro de 2007. Angola e São Tomé e Príncipe, que cooperam nos domínios político, diplomático e económico, são membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

A República de São Tomé e Príncipe, um país insular africano perto da linha do equador, faz parte de uma cadeia vulcânica com rochas e formações de corais impressionantes, além de florestas tropicais e praias.

Na maior das ilhas, São Tomé, está localizada a Lagoa Azul. O Parque Natural Ôbo, uma reserva na selva com grande biodiversidade, cobre grande parte de São Tomé e distingue-se pelo Pico Cão Grande, uma rocha vulcânica semelhante a um arranha-céu.

تشاندينهو